window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/agro/argelia-pode-comprar-3-mi-de-toneladas-de-trigo-russo-na-temporada-apos-excluir-franca' });
TV 247 logo
      HOME > Agro

      Argélia pode comprar 3 mi de toneladas de trigo russo na temporada após excluir França

      O país do norte da África está entre os cinco maiores importadores de trigo russo

      Lavoura de trigo (Foto: Regis Duvignau / Reuters)

      MOSCOU (Reuters) - As compras de trigo russo pela Argélia podem chegar a 3 milhões de toneladas métricas nesta temporada, depois que uma grande parte das 510 mil toneladas compradas pela agência estatal de grãos do país africano em uma licitação em 8 de outubro foi concedida à Rússia, disse um missão comercial russa.

      "Se a tendência atual continuar, o fornecimento de grãos russos para a Argélia pode chegar a 3 milhões de toneladas até o final da temporada", disse a missão comercial em um comunicado na quarta-feira.

      A declaração foi feita depois que a Argélia excluiu as empresas sas de uma licitação de importação de trigo e exigiu que as participantes não oferecessem trigo de origem sa, de acordo com fontes comerciais, em aparentes consequências das novas tensões diplomáticas entre Argel e Paris.

      A Argélia é um dos maiores compradores de trigo do mundo e, por muitos anos, a França foi, de longe, seu maior fornecedor.

      A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, aspira a se tornar uma superpotência agrícola, com o presidente Vladimir Putin ordenando um aumento de 50% nas exportações agrícolas até 2030.

      A missão comercial disse que a Argélia comprou 978.000 toneladas de trigo da Rússia em julho-setembro, os três primeiros meses da atual temporada de exportação.

      O país do norte da África está entre os cinco maiores importadores de trigo russo, juntamente com Egito, Arábia Saudita, Irã e Turquia.

      O presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, que conquistou um segundo mandato no mês ado, visitou a Rússia em junho de 2023 para uma reunião com Putin, que disse que os laços entre os dois países eram "estratégicos".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados