window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/agro/cni-critica-decisao-do-carrefour-de-interromper-compra-de-carne-do-mercosul' });
TV 247 logo
      HOME > Agro

      CNI critica decisão do Carrefour de interromper compra de carne do Mercosul

      Entidade se solidariza com o agronegócio e a agroindústria de proteína animal

      Carrefour (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

      247 - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) manifestou indignação com a decisão da rede de supermercados sa Carrefour, anunciada esta semana, de interromper a compra de carne de produtores dos países que integram o Mercosul.

      "Tal medida protecionista é injustificada e representa um desserviço aos produtores do bloco, que seguem os mais rígidos padrões de qualidade e sustentabilidade e vêm avançando continuamente na melhoria da excelência da produção, em consonância com as diretrizes internacionais", diz a nota da CNI. 

      "Como é sabido, o bloco é líder mundial em exportação de carne de frango e bovina e está entre os principais exportadores de carne suína. A produção de proteína animal dos países sul-americanos é exportada aos mercados mais exigentes do mundo, entre eles Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, China e Japão. São inquestionáveis, portanto, a qualidade e o nível de excelência dos produtos produzidos pelo bloco, e injustificável a argumentação de que não respeitam critérios e normas do mercado francês", acrescenta. 

      Além de contradizer esforços do governo francês para estreitar relações com o bloco econômico, a decisão representa um retrocesso nas relações internacionais. A CNI destacou que a medida pode prejudicar empresas eficientes e competitivas, incentivar ações protecionistas e impactar negativamente as economias locais, aumentando custos e afetando a segurança alimentar global. A entidade espera que a direção do Carrefour reavalie a decisão, considerando seus possíveis danos à cadeia produtiva do agronegócio e à agroindústria.

      Mais cedo, o ministro da Agricultura, Carlos Favaro, disse que a decisão do Carrefour é parte de uma "ação orquestrada" por empresas sas para sabotar o pacto comercial entre a União Europeia e o Mercosul, que as autoridades pretendem finalizar este ano.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados