Foco de gripe aviária no TO está "sob controle", diz órgão estadual
Foco de influenza aviária foi identificado em um abatedouro localizado no município de Aguiarnópolis, na divisa com o Maranhão
247 - A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) informou, nesta segunda-feira (19), a identificação de um foco de influenza aviária em um abatedouro localizado no município de Aguiarnópolis, na divisa com o Maranhão. Segundo nota oficial da agência, “a situação está sob controle e não representa risco à saúde humana”. As informações são do Metrópoles.
A descoberta ocorreu durante inspeção realizada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adapec, que monitorava um lote de 40 mil aves. Durante a vistoria, sete animais apresentaram sintomas compatíveis com a gripe aviária. As amostras biológicas foram coletadas de forma imediata e, em menos de 48 horas, encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), para análise.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também foi notificado do caso e confirmou suspeitas da doença tanto em Tocantins quanto no Rio Grande do Sul. Em nota, o ministério afirmou que os indícios observados apresentam “baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade (IAAP), tendo em vista as características epidemiológicas, laboratoriais e clínicas observadas na investigação”.
Como medida preventiva, conforme a reportagem, a propriedade foi interditada e todas as carcaças do lote foram mantidas isoladas dentro do próprio abatedouro até a finalização da apuração. A Adapec ressaltou que todas as providências seguem rigorosamente os protocolos técnicos e sanitários já estabelecidos, com atuação dentro da normalidade para casos desse tipo.
“A Adapec reafirma seu compromisso com a transparência e tem trabalhado para assegurar a sanidade do plantel avícola do estado do Tocantins, por meio de treinamento técnico, fiscalização intensificada nas barreiras fixas e móveis, mapeamento de aves migratórias, vigilância ativa em granjas e na criação de subsistência, educação sanitária, atendimento à notificações e estudos soroepidemiológicos sobre influenza aviária (H5N1) de alta patogenicidade e Newcastle. Por fim, a população pode ficar tranquila: todos os procedimentos sanitários estão sendo adotados com rigor e responsabilidade”, disse o órgão de controle estadual por meio de nota.
A influenza aviária, ou gripe aviária, é uma infecção viral altamente contagiosa que atinge aves domésticas e silvestres. Embora os casos de transmissão para humanos sejam raros, a doença pode afetar pessoas que tenham contato direto com animais doentes. Os sintomas em humanos incluem febre, dor de garganta, tosse, dores musculares e dificuldade para respirar. Nas aves, os sinais clínicos variam entre dificuldade respiratória, secreções nasais e oculares, espirros, torcicolo, diarreia, descoordenação motora e mortalidade elevada.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: