Gripe aviária: mais países suspendem compras de frango do Brasil
Governo federal confirmou mais cedo detecção de um caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves
247 - A confirmação de um foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul levou à suspensão das exportações de carne de frango para alguns dos principais compradores do produto brasileiro. Uruguai, Chile e México anunciaram a suspensão das importações, informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Antes deles, na sexta-feira (16), China, União Europeia e Argentina já haviam adotado a mesma medida, impondo restrições por um período inicial de 60 dias.
A medida foi tomada após o Mapa confirmar a detecção de um caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais localizado no município de Montenegro.
A pasta destacou mais cedo que tem trabalhado para que as negociações de acordos sanitários internacionais com os países parceiros reconheçam o princípio de regionalização, preconizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), restringindo a exportação aos 10 quilômetros de raio do foco. (Com informações do Broadcast Agro).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: