window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/americalatina/cupula-do-mercosul-lula-desembarca-nesta-segunda-em-assuncao-encontro-sera-marcado-pelo-ingresso-da-bolivia-no-bloco' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Cúpula do Mercosul: Lula desembarca nesta segunda em Assunção; encontro será marcado pelo ingresso da Bolívia no bloco

      A reunião marcará também a formalização do pontapé inicial para um acordo de livre comércio entre o bloco sul-americano e os Emirados Árabes Unidos

      Lula e presidentes do Mercosul em cúpula no Rio 07/12/2023 (Foto: Ricardo Stuckert)

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta segunda-feira (8) rumo ao Paraguai, onde participará da 64ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Assunção. O fórum é a primeira agenda do chefe do Executivo neste giro por países vizinhos. Em seguida, na terça (9), ele visita Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para se reunir com o presidente Luis Arce, que recentemente contornou uma tentativa de golpe de estado no país. 

      O presidente também irá se encontrar com empresários bolivianos. 

      A grande novidade da cúpula do Mercosul será o ingresso da Bolívia no bloco. O presidente Luis Arce anunciou, na última sexta-feira (5), o ingresso formal como país-membro, após a promulgação de uma lei aprovada pelo Congresso boliviano. 

      "A expectativa do próprio país [Brasil] é que o presidente Arce chegue no evento com a ratificação. Eu acho que esse é um grande momento para o Mercosul, ver ampliada a participação com o ingresso de um país tão relevante para o Brasil como é a Bolívia", disse a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, à Agência Brasil.

      A reunião marcará também a formalização do pontapé inicial para um acordo de livre comércio entre o bloco sul-americano e os Emirados Árabes Unidos. 

      A cúpula de líderes marca o fim da presidência do Paraguai à frente do grupo. Na ocasião, o líder paraguaio, Santiago Peña, ará o comando do bloco ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.

      O único país membro do bloco a não participar da cúpula será a Argentina. Javier Milei encontra-se no Brasil em um encontro da extrema-direita, ao lado de Jair Bolsonaro. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados