Elias Jabbour elogia resposta de Petro, mas ressalta que América Latina precisa enfrentar o imperialismo além da poesia
“É hora de categorias de totalidade e agenda ofensiva baseada em substituição de importações e integração produtiva e financeira regionais”, defende
247 - Após os Estados Unidos recuarem de uma guerra comercial contra a Colômbia no domingo (26), decisão essa que ocorreu devido a um duro posicionamento do presidente Gustavo Petró, os dois países anunciaram um acordo de deportação de imigrantes considerados ilegais.
No entanto, o geógrafo, professor e escritor Elias Jabbour considera que as lideranças latino-americanas precisam tomar decisões mais duras contra os imperialistas.
“A resposta de Petro a Trump foi maravilhosa. A típica resposta que satisfaz o que chamam de esquerda na AL. Mas não faz cócegas sem que as esquerdas na região promovam seus próprios esquemas de decoupling da economia dos EUA e das correntes que nos prendem ao dólar. Uma nova corrente de integração das economias que estejam dispostas a enfrentar suas pautas primarizadas de exportações, reduzir a zero os títulos emitidos em dólar e a criação de um sistema local de pagamento. São essas as pautas que devem ser tratadas no encontro da CELAC convocada por Petro. Chegou o momento em que enfrentar a selvageria imperialista deve ir além da poesia. É hora de categorias de totalidade e agenda ofensiva baseada em substituição de importações e integrações produtiva e financeira regionais.”, disse.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: