EUA revogam visto do presidente colombiano Gustavo Petro
Sem dar detalhes, Petro ironiza a medida durante reunião ministerial e menciona tensões recentes com Donald Trump
247 - O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta segunda-feira (21) que teve seu visto de entrada nos Estados Unidos revogado. A informação foi divulgada durante uma reunião do ministério, segundo a Telesur.
“Não posso mais ir porque acho que tiraram meu visto. Eu não precisava de visto, mas tudo bem. Já vi o Pato Donald várias vezes, então vou ver outras coisas”, declarou Petro, em tom irônico, ao comentar a ausência no encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), que acontece esta semana em Washington e conta com a participação do ministro da Fazenda colombiano, Germán Ávila.
O presidente colombiano não especificou os motivos da revogação, mas mencionou, antes do comentário, uma recente decisão da Suprema Corte dos EUA relacionada à deportação de venezuelanos para El Salvador.
Dois fatos recentes ajudam a contextualizar o episódio. Primeiro, houve uma acalorada troca de declarações entre Petro e o presidente dos EUA, Donald Trump, no início deste ano, o que quase resultou no rompimento diplomático entre Bogotá e Washington. Segundo, a Colômbia corre o risco de ser "desclassificada" pelos EUA na cooperação antidrogas, devido ao crescimento das plantações ilegais de coca. Caso o cancelamento do visto de Petro seja confirmado oficialmente, a desclassificação pode ser o próximo o.
Se confirmada, esta será a segunda vez que um presidente colombiano em exercício tem o visto norte-americano revogado. O primeiro caso ocorreu em 1996, quando os EUA retiraram o visto do então presidente Ernesto Samper, após denúncias de financiamento do narcotráfico à sua campanha.
Até o momento, o governo dos Estados Unidos não comentou a declaração de Petro, e o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia também não se pronunciou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: