Líderes latino-americanos lamentam morte de Pepe Mujica
Em mensagens de despedida, líder uruguaio é lembrado como um “grande homem”, símbolo de humildade e defensor da justiça social
247 – Diversos líderes da América Latina se manifestaram, nesta terça-feira (13), sobre a morte do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, aos 89 anos. Ele enfrentava um câncer de esôfago e estava sob cuidados paliativos.
Em mensagens publicadas nas redes sociais, o líder uruguaio foi lembrado como um “grande homem”, símbolo de humildade, defensor da justiça social e entusiasta da integração latino-americana.
Confira o pronunciamento dos líderes:
Gabriel Boric, presidente do Chile
“Caro Pepe, imagino que você vá embora preocupado com a salada amarga que existe no mundo hoje. Mas, se você nos deixou alguma coisa, foi a esperança insaciável de que é possível fazer as coisas melhor — 'o a o para não sair dos trilhos', como você nos disse — e a convicção inabalável de que, enquanto nossos corações baterem e houver injustiça no mundo, vale a pena continuar lutando.”
“Você parte fisicamente, mas fica para sempre. Prometo que a oliveira que plantamos em fevereiro, em sua fazenda, florescerá. Um grande abraço a Lucía, outra gigante americana, ao seu povo uruguaio, a quem você tanto amou, e ao mundo inteiro que a tomou emprestado. Obrigado pela vida e pelos ensinamentos. Com você, esquecer será impossível", escreveu no X.
Luis Arce, presidente da Bolívia
“Voe alto, querido Pepe! Com o coração profundamente triste, nos despedimos do nosso irmão e camarada José 'Pepe' Mujica, um verdadeiro farol de esperança, humildade e luta pela justiça social. Sua vida foi um testemunho de rebelião e amor ao seu povo. Seu legado viverá em nossos corações, na história do Uruguai e da Pátria Maior, sempre nos lembrando da importância de não desistir de nossa missão por um mundo mais justo e unido. À família e entes queridos de Lucía, enviamos nossas mais profundas e sentidas condolências neste momento difícil.”
Evo Morales, ex-presidente da Bolívia
“Estamos profundamente tristes com o falecimento do meu irmão Pepe Mujica. Lembro-me sempre dos seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele era um fervoroso defensor da integração e da Grande Pátria. Seus ensinamentos e seu grande exemplo permanecem. Estendo minhas condolências à família, aos colegas ativistas e ao povo uruguaio. Toda a América Latina está de luto.”
Luis Abinader, presidente da República Dominicana
“Lamento profundamente a partida de José 'Pepe' Mujica. Tive a honra de conhecê-lo e aprender com sua sabedoria e humildade. Expresso minhas condolências à sua família, ao povo uruguaio e a toda a América Latina, que hoje se despedem de uma figura moral e humana.”
Bernardo Arévalo, presidente da Guatemala
“Adeus, querido Pepe. Exemplo de humildade e grandeza. Liderança entendida como serviço, sempre àqueles que mais precisam. Seu trabalho e suas palavras são um legado — ao mesmo tempo, um sulco e uma esperança. Um abraço fraterno e solidário à sua família e ao nobre povo uruguaio.”
Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina
“A América Latina se despede de um grande homem que dedicou sua vida ao ativismo e à sua terra natal. Pepe, sentiremos muita falta de você. Lúcia… meu coração está com você e com todo o povo uruguaio.”
Alberto Fernández, ex-presidente da Argentina
“Pepe Mujica foi um exemplo para uma política que banaliza tudo. Um exemplo de austeridade em uma sociedade que premia quem acumula fortunas. Sem sê-lo, foi o melhor dos cristãos. Sem Francisco e sem Pepe, o mundo se entristece e se enfraquece. Minha lembrança eterna para esse grande uruguaio.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: