Nicolás Maduro afirma que Venezuela renova compromisso com princípios da liberdade e da independência
Afirmação foi feita na celebração do aniversário da Batalha de Ayacucho que selou a independência da América Latina
247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, liderou nesta segunda-feira (9), o evento comemorativo do Bicentenário da Batalha de Ayacucho. Ele afirmou que a Venezuela é o país dos vencedores de Ayacucho. O chefe de Estado sublinhou que a vitória de Ayacucho compromete a Venezuela “com a poderosa fusão popular-militar.”
“Num dia como hoje, há 200 anos, o destino da América foi selado e esse destino nos marca para agora e para sempre. Somos o povo dos vencedores de Ayacucho. “Somos os vencedores de todos os tempos, de todos os séculos”, disse o presidente, de acordo com reportagem da Telesur.
Maduro especificou que as mesmas batalhas que os libertadores travaram há 200 anos estão sendo travadas atualmente na Venezuela para torná-la um país que seja um exemplo de dignidade. “Um povo educado, culto, que constrói a sua máxima felicidade social, um povo que constrói o seu próprio modelo econômico independente, produtivo e soberano”, afirmou.
Da mesma forma, destacou que a Venezuela está atualmente lutando para construir "seu próprio modelo político de democracia direta, comunitária e de vizinhança", com "sua própria identidade cultural diversificada, que é enriquecida pelas raízes profundas dos povos indígenas, dos afro-americanos e de todos os povos que compõem essa beleza da miscigenação, essa beleza de quem somos.”
Maduro exortou os venezuelanos a jurarem que o país continuará o seu curso como livre, independente, pacífico, soberano e de um povo unido.
“Mais do que comemorar, como está sendo feito em toda a América, temos que jurar compromisso, jurar de coração, que seremos como Sucre, seremos como Ayacucho e este país continuará seu caminho como um país livre, independente, pacífico, soberano, o país do povo unido”, expressou.
A Batalha de Ayacucho foi travada em 9 de dezembro de 1824 e é considerada uma das façanhas finais das guerras de independência hispano-americanas.
A celebração renova o compromisso da Venezuela com os princípios da liberdade e da independência.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: