window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/americalatina/parlamento-da-nicaragua-aumenta-o-poder-de-daniel-ortega-e-de-sua-esposa' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Parlamento da Nicarágua aumenta o poder de Daniel Ortega e de sua esposa

      A proposta aumenta o controle do presidente sobre todos os poderes do Estado e organizações da sociedade civil

      Daniel Ortega, presidente da Nicarágua (Foto: OSWALDO RIVAS - REUTERS)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O parlamento da Nicarágua informou ter concluído a votação da reforma constitucional que dá ao presidente Daniel Ortega e sua esposa, Rosario Murillo, o controle sobre todos os poderes do Estado e organizações da sociedade civil, como imprensa e igreja. A análise do tema acabou nesta quinta-feira (30). Os 91 membros do Congresso aprovaram a proposta, por unanimidade, sem abstenções ou votos contrários.

      De acordo com o DW, a reforma ampliou de cinco para seis anos o mandato do governo. Também aumentou o status da primeira-dama e vice-presidente para "copresidente". Observadores internacionais e uma parte da população denunciam autoritarismo no país. 

      Atualmente com 79 anos, o ex-guerrilheiro governou o território nicaraguense nos anos 80 após a revolução sandinista, que está no poder desde 2007. Foi um movimento liderado pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que, em 1979, derrubou a ditadura somozista na Nicarágua, onde a família Somoza ficou no poder de 1930 até o final da década de 90.

      Localizada na América Central, a Nicarágua faz fronteira com Honduras ao norte e com Costa Rica ao sul — os três países são do mesmo continente.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados