Trump congela assistência financeira externa dos EUA
No Brasil e em toda a América Latina, organizações de direitos humanos devem se reorganizar diante dos cortes anunciados pelo novo presidente dos EUA
247 - O novo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, supervisionou a implementação da enxurrada de decretos do presidente Donald Trump referentes à nova política externa.
Uma das medidas assinadas por Trump foi a suspensão, por 90 dias, da assistência financeira de Washington a diversos países ao redor do mundo. A ordem executiva desta segunda-feira (20) visa principalmente programas istrados pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês).
Com essa decisão, a assistência a organizações de direitos humanos na América Latina, em países como Nicarágua, Guatemala, Colômbia e até mesmo no Brasil, deve ser significativamente afetada, segundo relatos de veículos locais.
No Brasil, a medida deve afetar ONGs envolvidas em preservação do meio ambiente, direitos indígenas, diversidade, combate ao racismo, empoderamento feminino e luta contra desinformação, segundo a Folha de São Paulo.
O decreto determina a suspensão imediata, por 90 dias, de novos desembolsos e compromissos em alguns programas de ajuda externa, mas não especifica quais. Durante esse período, os programas serão revisados para avaliar sua eficiência e alinhamento com a nova política externa dos EUA.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: