Anistia: presidente da CCJ do Senado defende redução de penas
Para o senador Otto Alencar, houve um exagero na penalidade aplicada a alguns envolvidos no 8 de janeiro
O senador Otto Alencar, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, apoia uma mudança na legislação penal que possa amenizar as penas para quem depredou patrimônio público no dia 8 de janeiro. “Sempre defendi que aqueles que foram usados pelo comando do golpe para pichar, depredar, tivessem penas mais reduzidas”, declarou à coluna.
Para o senador, houve um exagero na penalidade aplicada a alguns envolvidos. No entanto, ele é contra a modulação da pena para quem financiou, organizou e comandou a tentativa de golpe. Para ele, agentes públicos que também tiveram participação, como o chefe da Polícia Rodoviária Federal e a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do DF, devem ser punidos à altura, sem nenhum tipo de perdão.
Um projeto está sendo discutido por técnicos do Senado, em acordo com a Câmara e o Supremo Tribunal Federal. A ideia é apresentar um texto justamente nos moldes defendido por Otto, que compartilha ideia parecida com grande parte do parlamento. Ele acredita que se esse modelo for mantido, a matéria será aprovada nas duas Casas sem dificuldades.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: