Franciscus
Difícil é furar a bolha piedosa que se forma na fantasia de um deus de retábulos e de belas pinturas medievais
O imperador romano do século IV dá uma guinada histórica e sepulta o Cristianismo primitivo. Habilmente, reconstituiu um cristianismo como leite longa vida, legalizando segundo seus interesses imperiais, com templos, vestes douradas e símbolos da autoridade romana aos cristãos. Erigidos aos deuses de Roma, as basílicas e templos foram transformados em Igrejas e catedrais, para os cristãos e suas celebrações. Criou-se uma bolha piedosa, de um Império bonzinho, sob o emblema estético da cruz. No Concílio de Niceia foi formaliza a Cristandade, da qual somos descendentes e pouco conhecemos do Jesus terreno.
Trump aproveita o cenário da Basílica de São Pedro e manda pegar duas cadeiras macias para fazer cena de paz com Zelensky. Ridículo! O papa era velado na sala ao lado! Um presidente insensível aos cidadãos por ele governados e outro, o presidente ucraniano de mandato vencido, ambos sem cuidar das pessoas, mas de negócios.
Francisco chegou em 2013, atuou e quis uma Igreja sinodal, de consensos. Contudo, prendeu até Cardeais por escândalos, demitiu outros das funções istrativas, inclusive do banco do Vaticano. O maior escândalo não é moral, é econômico. Quanto às uniões homossexuais, contrariou a Congregação para a Doutrina da Fé, de que “Deus não podia abençoar o pecado”. Redarguiu o pontífice, “também é pecado não ter caridade uns com os outros”. Aos filhos de casais homoafetivos permitiu receber bênçãos da Igreja e novas pautas se abrem às questões de humanidades, estas intrínsecas da relação de sexo e pessoas. Muitas pautas cruciais e que exigem uma maturidade histórica. Difícil é furar a bolha piedosa que se forma na fantasia de um deus de retábulos e de belas pinturas medievais.
Foi o papa que trouxe mais mulheres na istração da Igreja, quer secretariando ou nos conselhos de Cardeais. Barbara Jatta dirige os Museus do Vaticano desde 2016. Em 2021, Alessandra Smerilli, ocupou o cargo de secretária no Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral. A religiosa sa Nathalie Becquart torna-se subsecretária do Sínodo dos Bispos, com direito de voto na assembleia sinodal. Em 2022, Raffaella Petrini assume a secretaria-geral do Governatorato. Simona Brambilla é autoridade máxima para supervisionar as ordens religiosas femininas, e masculinas também – vai participar das reuniões preparatórias do Conclave com os Cardeais, neste 2025.
De início, a mídia dera por falso o envio de uma carta pessoal de Francisco ao preso político Lula. Posteriormente o próprio papa confirmou. Tornaram-se amigos e as pautas sociais de Lula, aos mais vulneráveis, os aproximam.
Chamam Francisco de comunista por abraçar causas sociais dos pobres. Jesus tinha uma bolsa comunitária aos cuidados de Judas! Francisco não se preocupa com rótulos para fazer o bem ou o necessário. Querer um mundo igualitário é ser cristão, que não flutua na bolha, que sabe para aonde vai. Francisco morreu com os sapatos gastos, não ficará embalsamado nem exposto em vidro.
Viva Franciscus!
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: