window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Tereza Cruvinel', 'page_url': '/blog/lula-desagrava-rui-costa-governo-esta-certo-de-que-o-vazador-foi-elmar-nascimento' });
TV 247 logo
      Tereza Cruvinel avatar

      Tereza Cruvinel

      Colunista/comentarista do Brasil247, fundadora e ex-presidente da EBC/TV Brasil, ex-colunista de O Globo, JB, Correio Braziliense, RedeTV e outros veículos.

      1043 artigos

      HOME > blog

      Lula desagrava Rui Costa. Governo está certo de que o vazador foi Elmar Nascimento

      'Lula e a hierarquia palaciana estão convencidos de que o vazador foi o deputado federal do União-BA', escreve a jornalista Tereza Cruvinel sobre o caso TikTok

      Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (à esq.) e ministro da Casa Civil, Rui Costa (Foto: Adriano Machado / Reuters)

      Os rasgados elogios que o presidente Lula fez ontem ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, durante o encontro com os prefeitos, foram um claro desagravo pelas suspeitas de que o ministro teria sido o autor do vazamento sobre a fala da primeira dama Janja durante o jantar com o presidente chinês Xi Jinping, a respeito do TikTok e das redes sociais. Lula e a hierarquia palaciana estão convencidos de que o vazador foi o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA). Segundo fonte da equipe do presidente, eles têm informações seguras neste sentido.

      O deputado, que é o segundo vice-presidente da Câmara, integrava a comitiva representando o presidente da Câmara, Hugo Motta, que estava em viagem aos Estados Unidos. Afora Lula, Janja e ministros do governo, os outros comensais eram ele e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, tido hoje como leal aliado de Lula.

      A mídia corporativa explorou intensamente a notícia, afirmando que Janja, com uma intervenção inadequada, por não ter mandato e ser apenas mulher do presidente, teria criado constrangimento para o anfitrião, o que levou Lula a defendê-la e a dizer que o assunto foi levantado por ele, tendo Janja pedido a palavra para o complementar, mencionando abusos das redes sociais contra mulheres e crianças.

      O mal estar com o presidente chinês foi uma criação da mídia doméstica, uma forma de condenar a atuação de Janja, sem ousar explicitar a concepção misógina de que a primeira dama não pode ter protagonismo, limitando-se a acompanhar o marido governante.

      No interior do governo, entretanto, a autoria do vazamento tornou-se a questão mais grave. Lula o qualificou como um ato inaceitável e desleal. Os boatos de que o autor teria sido Rui Costa azedaram o ambiente palaciano. Até que ontem veio o desagravo. Lula elogiou também a ministra Gleisi Hoffmann, que estava presente, mas a fala sobre Rui Costa foi mais enfática. Disse ele:

      - Quero saudar meu querido companheiro, o ministro Rui Costa, que tem a incumbência de fazer com que as coisas decididas pelo governo andem o mais rápido possível. Muitas vezes o chefe da Casa Civil é tratado como se fosse o cara que não deixa as coisas acontecerem. Em verdade, todos vocês, prefeitos, devem ter um secretário que tem o mesmo papel que o chefe da Casa Civil, o de fazer com que as coisas funcionem corretamente. Eu quero aproveitar para, na presença dos prefeitos, agradecer o papel importante e relevante que o Rui Costa, o governador mais bem sucedido da Bahia, desempenha no meu governo.

      O caso continuou rendendo esta semana, com a fala que Janja fez em evento do Ministério dos Direitos Humanos, na segunda-feira, dizendo que ninguém a fará se calar, que nenhum protocolo a impedirá de falar em defesa do respeito às crianças nas redes sociais. Por isso mesmo, ainda teremos mais episódios do gênero.

      Elmar Nascimento, até agora, não falou sobre o assunto.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados