window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Oliveiros Marques', 'page_url': '/blog/lula-e-paz-russia-e-ucrania' });
TV 247 logo
      Oliveiros Marques avatar

      Oliveiros Marques

      Sociólogo pela Universidade de Brasília, onde também cursou disciplinas do mestrado em Sociologia Política. Atuou por 18 anos como assessor junto ao Congresso Nacional. Publicitário e associado ao Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP), realizou dezenas de campanhas no Brasil para prefeituras, governos estaduais, Senado e casas legislativas

      62 artigos

      HOME > blog

      Lula e paz Rússia e Ucrânia

      Os vira-latas preferem creditar a proposta de Putin, de um encontro com Zelenski na Turquia, à pressão do bilionário laranja que ocupa a presidência dos EUA

      Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante jantar oferecido pelo Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, no Grande Palácio do Kremlin (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

      Se olharmos para a história mundial nos séculos XX e XXI, qual episódio mais chamará nossa atenção? Imagino que 10 entre 10 leitores destas linhas tenham pensado na Segunda Guerra Mundial. Um momento em que o mundo não apenas enfrentou um enorme confronto bélico, mas testemunhou a tentativa de espraiamento global do movimento político que representa o que de pior a humanidade já experimentou: o nazismo.

      Pois me parece que a grande imprensa, mais uma vez, foi acometida da amnésia seletiva que lhe é peculiar. Ao se apoiar em nomes de “analistas”, suas páginas, telas e ondas tentaram imprimir uma visão negativa da participação do presidente Lula nas comemorações, em Moscou, dos 80 anos da capitulação de nazistas e fascistas diante dos soviéticos em 1945. Nunca é demais lembrar que, não fosse a atuação do Exército Vermelho, da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, talvez o resultado daquela guerra fosse outro.

      A miopia seletiva, utilizada sempre que interessa aos seus aliados, impediu a imprensa de reconhecer a importância da presença de Lula em um evento que convida o mundo a lembrar do que jamais deve retornar. Também a fez esquecer que a Rússia é parceira do Brasil nos BRICS. Da mesma forma, ignoraram — com a ajuda dos agrogolpistas em suas redes sociais — que um quarto dos fertilizantes e adubos importados para utilização na agricultura brasileira vem da Rússia.

      Mas o mais grave é que se recusaram a enxergar, nas comemorações pelos 80 anos da vitória sobre o nazismo e o fascismo, uma oportunidade para Lula seguir em sua pregação pela paz entre Rússia e Ucrânia. E quais são as notícias que vêm do Leste Europeu no dia seguinte à conversa de mais de uma hora entre Lula e Putin? São de que as negociações pela paz entre os dois países avançaram.

      Os vira-latas preferem creditar a proposta de Putin, de um encontro com Zelenski na Turquia, à pressão do bilionário laranja que ocupa a presidência dos EUA. Mas, coincidência ou não, a verdade é que esse movimento do presidente russo aconteceu logo após a conversa com Lula. As matérias, se fossem honestas, deveriam destacar esse fato. Mas não: preferem o viralatismo a reconhecer que o Brasil, com Lula, dá um show nas relações globais — e voltou a ser um ator importante e respeitado no cenário mundial.   

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247