window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Oliveiros Marques', 'page_url': '/blog/o-power-point-do-golpe' });
TV 247 logo
      Oliveiros Marques avatar

      Oliveiros Marques

      Sociólogo pela Universidade de Brasília, onde também cursou disciplinas do mestrado em Sociologia Política. Atuou por 18 anos como assessor junto ao Congresso Nacional. Publicitário e associado ao Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP), realizou dezenas de campanhas no Brasil para prefeituras, governos estaduais, Senado e casas legislativas

      62 artigos

      HOME > blog

      O Power Point do golpe

      A turma do golpista inelegível nos deixou o PowerPoint com tudo esquematizado: argumentos, movimentos, autoria

      Atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

      Parece que os golpistas brasileiros têm uma arma preferida: o programa para apresentações gráficas produzido pela big tech Microsoft, o PowerPoint. E não importa se o golpista é civil ou militar — lá está o programa sendo utilizado, com o desprezo pela estética estampado em seus slides. Foi assim com os golpistas em Curitiba, e se repetiu agora, na tentativa de golpe em 2022/2023.

      Fico imaginando a cena: caso Benjamin Constant - então tenente-coronel - tivesse tido o a esse programa enquanto arquitetava o golpe militar que inauguraria a sequência de uso das patentes para derrubar regimes no Brasil. Na reunião no Clube Militar, enquanto a monarquia bailava na Ilha Fiscal, cumprimentando a princesa Isabel e o Conde d’Eu pelos 25 anos de casamento, Constant projetaria, na parede branca do clube, os caminhos a serem percorridos pelas tropas que se dirigiriam ao Campo de Santana, comandadas por um enfermo marechal Deodoro da Fonseca, para derrubar o governo do ministro Ouro Preto e de D. Pedro II. Teríamos hoje resolvidos vários problemas para interpretar o pensamento e os movimentos daqueles golpistas.

      Mas, para nossa felicidade, a turma do golpista inelegível nos deixou o PowerPoint com tudo esquematizado: argumentos, movimentos, autoria. Sim, porque, embora o documento não tenha , basta procurar um pouco para encontrar as várias patas de quem o elaborou. O arquivo, salvo no celular do golpista delator Mauro Cid - e vejam só, também um tenente-coronel, como aquele tal Benjamin Constant -, é uma prova cabal da existência de um plano de atentado contra o Estado Democrático de Direito. Mais uma, aliás.

      O documento, a princípio produzido por membros da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), apresenta falsos argumentos jurídicos para sustentar uma intervenção militar com o objetivo de derrubar o governo democraticamente eleito. É mais uma comprovação de que o 8 de janeiro - assim como os ataques de dezembro de 2022 - não foram movimentos espontâneos de uma horda descontrolada. As falsas tiazinhas e os tiozinhos do zap, ou a moçoila do batom, haviam sido, sim, convocados e estavam sob o comando de um projeto de golpe desenhado por civis e militares.

      Por isso, a manutenção da mobilização pelo “Anistia Não” - que, sinceramente, eu preferiria que fosse “Anistia é o caralho” - é tão importante. Colocar essa gente no quadro dos criminosos golpistas é tarefa de todos os democratas, de esquerda ou não. Lá no golpe de 1889, os militares golpistas foram promovidos. Deram origem a essa gente que acredita e defende a existência de um _Partido Militar_ e que julga poder tudo pelo uso da força. Para que não sigamos com novas gerações de golpistas, é preciso matar o mal pela raiz. E isso se fará com a punição exemplar de cada um: financiador, planejador, executor, beneficiado.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados