Banco do Brasil é o banco mais sustentável do planeta pela 6ª vez
Na classificação geral, o BB alcançou a 17ª posição, destacando-se entre as mais de 8 mil empresas avaliadas globalmente
247 - Pelo sexto ano, o Banco do Brasil (BB) foi reconhecido como o banco mais sustentável do planeta no ranking Global 100, elaborado pela consultoria canadense Corporate Knights. O anúncio das 100 empresas líderes em sustentabilidade ocorreu nesta quarta-feira, 22 de janeiro, durante um jantar executivo em Davos, na Suíça, no contexto do Fórum Econômico Mundial. Na classificação geral, o BB alcançou a 17ª posição, destacando-se entre as mais de 8 mil empresas avaliadas globalmente.
De acordo com a Corporate Knights, a análise considerou 15 indicadores de desempenho, como receitas sustentáveis, produtividade energética, diversidade de gênero e racial, além da compensação de emissões de carbono. Para o BB, o resultado reflete um compromisso contínuo com a sustentabilidade, como destaca a presidenta do banco, Tarciana Medeiros: “Nossas ações fazem a diferença no cotidiano do nosso país e do mundo. Só para ter uma ideia, já contabilizamos R$ 1,7 bilhão em saldo de financiamentos voltados para a bioeconomia na região da Amazônia legal, um crescimento de 55% em um ano. Trabalhamos por um futuro mais diverso, inclusivo e verde para todos, e esse caminho nos leva a sermos reconhecidos o banco mais sustentável do planeta.”
Sustentabilidade incorporada à estratégia do BB
O Banco do Brasil tem sua atuação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e segue as melhores práticas de governança. A chamada Agenda 30 BB reforça o compromisso com uma gestão que integra a preservação de recursos naturais, respeito aos direitos humanos e geração de valor social e econômico.
A atuação sustentável do BB se reflete no crédito oferecido. Em setembro de 2024, a carteira de crédito sustentável alcançou aproximadamente R$ 370 bilhões. Esse montante engloba financiamentos voltados a energias renováveis, agricultura sustentável, eficiência energética, saúde, educação e outros setores que promovem impactos sociais e ambientais positivos.
Além disso, a atuação do banco foi reconhecida em diversos rankings internacionais de sustentabilidade em 2024, como o MSCI (Morgan Stanley Capital International), que avaliou o BB com um score de 5.3, e o Sustainalytics, que classificou o banco com baixo risco pelo segundo ano consecutivo. Outro destaque foi a inclusão do BB na carteira World do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) pelo 13º ano seguido.
Reconhecimento global e impacto local
A liderança do BB no ranking reflete a importância de políticas que conciliam desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A presidenta Tarciana Medeiros destaca o papel transformador do banco: “Seguimos promovendo negócios de relevância para a sociedade e apoiando a execução de políticas públicas. Essa é nossa contribuição para um futuro mais sustentável e inclusivo.”
O reconhecimento global da Corporate Knights reforça o protagonismo do Banco do Brasil em temas de sustentabilidade, consolidando sua posição como referência para outras instituições financeiras e empresas ao redor do mundo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: