window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/brasil-sustentavel/economia-verde-pib-brasileiro-podera-ter-um-incremento-superior-a-us-400-bilhoes-ate-2030-19ddelg5' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Economia verde: PIB brasileiro poderá ter um incremento superior a US$ 400 bilhões até 2030

      Circularidade do óleo lubrificante usado é um exemplo consolidado de economia verde que também reduz a dependência de importação de petróleo no Brasil

      Óleo lubrificante (Foto: Ricardo Botelho/MME)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A economia verde tem ganhado destaque no Brasil, com potencial significativo para impulsionar o crescimento econômico e a sustentabilidade industrial. Um estudo realizado pelo Insituto AYA indica que a economia verde pode adicionar até US$ 430 bilhões ao PIB brasileiro até 2030, enfatizando a importância de estratégias de baixo carbono e sustentáveis.

      E ainda, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), essa abordagem promove a eficiência no uso de recursos, reduz a degradação ambiental e fomenta empregos sustentáveis.

      Neste aspecto, o Brasil possui um exemplo eficaz de economia verde, uma vez que o país recicla, ou melhor, rerrefina cerca de 500 milhões de litros de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC) por ano, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse volume significativo não apenas reduz a dependência de óleos básicos de primeiro refino, derivados do petróleo, como também minimiza as emissões de gases de efeito estufa e promove a geração de empregos diretos e indiretos no setor. Em um cenário de crescente preocupação com sustentabilidade e economia circular, o rerrefino se consolida como uma solução estratégica para a indústria e para o meio ambiente.

      De forma simplificada, o rerrefino, é um processo que garante a transformação do resíduo e sua reutilização de forma sustentável, permitindo que ele retorne ao mercado com a mesma qualidade de um óleo básico de primeiro refino. Além de contribuir com o meio ambiente, esse processo garante o reaproveitamento da matéria-prima, promovendo um modelo produtivo mais eficiente e sustentável, na prática uma economia verde.

      Conheça mais sobre a logística reversa do OLUC - Iniciativas como o rerrefino de óleo lubrificante reforçam esse conceito, demonstrando como a indústria pode adotar práticas responsáveis sem comprometer sua produtividade e inovação.Marcelo Murad, Diretor de Óleos Básicos da Lwart Soluções Ambientais, empresa referência no setor, ressalta a importância do rerrefino para a economia verde: “O trabalho que a Lwart desenvolve na gestão do OLUC tem um papel essencial na economia circular, convertendo um resíduo perigoso em insumo de alta qualidade. Esse modelo sustentável não só reduz o impacto ambiental, como também fortalece a indústria nacional e reduz a dependência de matérias primas importadas. A Lwart está expandindo sua capacidade produtiva em 60%, um investimento significativo aumentar a circularidade do OLUC no Brasil”.

      Com avanços tecnológicos e investimentos no setor, o rerrefino segue como um dos pilares da economia verde, garantindo um futuro mais sustentável para a indústria e para o planeta.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados