window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/brasil-sustentavel/governo-lula-lanca-plataforma-de-investimentos-climaticos-e-transformacao-ecologica-na-cop29' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Governo Lula lança Plataforma de Investimentos Climáticos e Transformação Ecológica na COP29

      Iniciativa conecta projetos estratégicos a investidores, impulsionando metas climáticas e desenvolvimento sustentável

      Geraldo Alckmin na COP29 (Foto: Cadu Gomes/VPR)

      247 - Durante a COP29, em Baku, no Azerbaijão, o Brasil apresentou a Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e Transformação Ecológica (BIP), uma iniciativa voltada para mobilizar capitais nacionais e internacionais, com o objetivo de acelerar os planos de transição climática e desenvolvimento sustentável. O lançamento foi realizado nesta quarta-feira (13) e contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A iniciativa reforça o compromisso do governo Lula (PT) em atingir a neutralidade de carbono até 2050.

      A plataforma BIP tem o objetivo de centralizar projetos estratégicos para atrair financiamentos. "O lançamento da BIP é uma demonstração clara do compromisso do governo do presidente Lula com o desenvolvimento sustentável. A plataforma não apenas mobilizará capital, mas facilitará a geração de emprego e renda no Brasil, posicionando o país como líder global na economia verde", destacou Alckmin.

      Coordenação e setores-chave - Desenvolvida em parceria entre os Ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Meio Ambiente e de Minas e Energia, com e do BNDES, a plataforma foi pensada para organizar as prioridades do governo brasileiro em um espaço único de investimento. “Ela é tão importante porque normalmente os bancos internacionais chegam no Brasil e vão ando de porta em porta, de ministério em ministério. O que a plataforma faz é coordenar isso e colocar numa plataforma as prioridades a partir da visão do governo”, explicou Ana Toni, Secretária Nacional de Mudança do Clima.

      A BIP atuará, em um primeiro momento, em três setores prioritários: bioeconomia e soluções baseadas na natureza, descarbonização industrial e mobilidade elétrica, além de energias renováveis como eólica, solar e hidrogênio de baixo carbono.  

      Transformação econômica e social - Marina Silva enfatizou a importância da plataforma para uma nova fase de desenvolvimento no Brasil, focada em respeito ao meio ambiente e combate às desigualdades sociais. “A BIP é ligada a um modelo de transformação do nosso país, de transformação econômica, social, com respeito ao meio ambiente e comprometida com o combate às desigualdades sociais", destacou a ministra. Essa abordagem reflete a visão do governo em promover um ciclo de prosperidade focado nas necessidades do século XXI.

      Investimentos e ação climática na Amazônia - Entre as ações previstas, a plataforma busca canalizar recursos para iniciativas na região amazônica, visando beneficiar diretamente 29 milhões de habitantes. De acordo com Alckmin, o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) será um dos beneficiados, integrando pesquisa e inovação ao desenvolvimento econômico sustentável. A expectativa é que esses investimentos contribuam tanto para a preservação ambiental quanto para a geração de novos empregos na região.

      Modelo de cooperação internacional - Além de integrar capital global em projetos sustentáveis, a BIP proporcionará um fórum intersetorial para promover a colaboração público-privada. A plataforma espera superar barreiras políticas e de financiamento, além de consolidar a liderança do Brasil no tema, especialmente durante sua presidência no G20 e a COP30, que será sediada em Belém.

      Com a BIP, o Brasil se posiciona como protagonista global na luta contra as mudanças climáticas, servindo de modelo para nações que buscam unir suas transformações ecológicas e metas de sustentabilidade a estratégias econômicas integradas.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados