Silveira reforça parceria com estatal russa no setor nuclear e em minerais estratégicos
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou o papel do Brasil nas áreas de energia limpa e mineração durante visita oficial à Rússia
247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, iniciou nesta quinta-feira (8) uma agenda estratégica na Rússia, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais entre os dois países em setores essenciais para o Brasil, como energia nuclear, mineração sustentável, combustíveis limpos e a transição energética.
Em uma reunião com executivos da Tenex e da Rosatom, duas importantes estatais russas no setor de energia nuclear, Silveira enfatizou os avanços do Brasil na construção de uma matriz energética diversificada, estável e sustentável, com especial atenção para a energia nuclear e o aproveitamento de minerais estratégicos, como o lítio e o urânio. O ministro também reforçou o interesse em consolidar uma parceria com as empresas russas que são referências nesse setor.
“O Brasil é plural na geração de energia e tem avançado na reestruturação de toda a sua cadeia energética, com foco na estabilidade e sustentabilidade. Esses são objetivos prioritários tanto para o Ministério de Minas e Energia quanto para o governo do presidente Lula. Temos grandes reservas de urânio e o potencial de liderar esse setor no cenário global. Essa cooperação com a Tenex acelera nossa produção nacional, fortalece nossa cadeia produtiva e contribui para a descarbonização da economia”, afirmou Silveira.
Além disso, o ministro destacou o potencial do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, como um polo estratégico para a exploração de lítio, mineral essencial para a transição energética. "Temos reservas em desenvolvimento e buscamos estabelecer parcerias sólidas e recíprocas com parceiros estratégicos, como a Tenex", acrescentou.
O Brasil detém uma das maiores reservas de urânio do mundo, estimadas em cerca de 280 mil toneladas do minério, além de ser um dos seis maiores produtores globais de lítio, com a oitava maior reserva mundial do mineral.
O CEO da Tenex, Sergey Polgorodnik, reafirmou o interesse da empresa em ampliar a cooperação com o Brasil. "Estamos abertos a parcerias estratégicas com o Brasil, incluindo nas áreas de energia nuclear, recursos naturais e lítio, e confiamos na continuidade dos diálogos técnicos entre nossos países", declarou Polgorodnik.
Essa iniciativa faz parte da estratégia do Ministério de Minas e Energia (MME) de posicionar o Brasil como líder global na cadeia de energia limpa, segura e sustentável, por meio da atração de investimentos, inovação tecnológica e valorização dos recursos naturais do país.
Silveira acompanha a comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também cumprirá agenda na China. Em abril, o ministro esteve no país asiático para preparar a visita presidencial e avançar em discussões sobre mobilidade elétrica, produção de baterias e implantação de data centers, áreas essenciais para o desenvolvimento tecnológico e energético do Brasil.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: