Silveira se reúne com Dilma para ampliar investimentos em energia com apoio do banco do BRICS
"É fundamental garantir que o Brasil siga na liderança da corrida pelas alternativas mais limpas e eficientes de energia”, disse o ministro
247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se encontrou nesta segunda-feira (21) com a presidente do banco do BRICS e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, na sede do New Development Bank (NDB), em Xangai, na China. As informações são do Ministério de Minas e Energia (MME).
Durante a reunião, Silveira destacou a necessidade de aprofundar o diálogo e as parcerias com instituições financeiras internacionais como o NDB, com o objetivo de atrair recursos para áreas consideradas estratégicas no país. “Precisamos atrair investimento, em especial em áreas estratégicas do nosso país e essas parcerias com o banco do BRICS fortalecem cada vez mais esses setores. É importante que a gente faça esse movimento, levando mais investimentos para o Brasil e defendendo a nossa soberania”, afirmou.
O ministro e Dilma Rousseff discutiram estratégias para ampliar os investimentos em infraestrutura energética, com atenção especial à transição para fontes renováveis, à geração de empregos, ao desenvolvimento sustentável e à modernização da gestão pública.
Silveira também ressaltou a importância de aproveitar o papel do NDB na promoção de projetos de transição energética. “Temos que aproveitar essa vocação do banco em investir em projetos voltados para a transição energética ao redor do mundo. É fundamental garantir que o Brasil siga na liderança da corrida pelas alternativas mais limpas e eficientes de energia”, pontuou.
Desde janeiro de 2025, quando assumiu a presidência rotativa do BRICS, o Brasil tem conduzido uma agenda centrada na transição energética e na reforma dos mecanismos financeiros internacionais. Entre os objetivos está a articulação entre os compromissos assumidos durante a presidência brasileira do G20 e as discussões previstas para a COP30.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: