window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/brasil/agu-plano-de-ressarcimento-aos-aposentados-sera-levado-ao-planalto-nos-proximos-dias' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      AGU: plano de ressarcimento aos aposentados será levado ao Planalto nos próximos dias

      Lula deu carta branca ao novo presidente do INSS para tomar as medidas necessárias após investigação revelar esquema de descontos

      Jorge Messias (ao centro, na foto) com outras lideranças (Foto: Renato Menezes/AscomAGU)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A proposta de ressarcimento aos aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ser apresentada ao Palácio do Planalto no início da próxima semana. A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU), responsável pela elaboração do plano, que está em fase final de preparação. As fraudes foram reveladas por uma investigação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU). As informações são do g1.

      "Tão logo seja concluída [a proposta], será submetida no início da próxima semana à Casa Civil da Presidência da República, para posterior apresentação ao Conselho Nacional de Justiça, ao Ministério Público Federal e à Defensoria Pública da União", diz a AGU.

      A fraude consistia em descontos irregulares aplicados diretamente nos benefícios de segurados do INSS, a partir de vínculos supostamente autorizados com associações e entidades de representação. Em resposta, o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, anunciou nesta sexta-feira (2) a abertura de procedimentos istrativos para investigar e responsabilizar essas organizações.

      Paralelamente, a AGU também determinou a apuração da conduta de agentes públicos e entidades privadas envolvidos no esquema. Segundo Waller, a intenção é garantir que os valores sejam devolvidos diretamente pelas instituições que se beneficiaram das fraudes.

      “O que a gente está preocupado agora é assegurar que essas instituições que se beneficiaram injustamente, ilegalmente do segurado, que elas tenham seus bens acautelados pela Justiça, por meio da Advocacia-Geral da União, para que assegure que não seja o cidadão que pague esse rombo, que efetivamente ele seja ressarcido e a gente pode retirar de quem realmente cometeu a fraude ali dentro”, afirmou em entrevista à GloboNews.

      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou sobre o caso em pronunciamento nacional, na última quarta-feira (30). “Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, declarou o presidente.

      Apesar dos anúncios, ainda não há data definida para a devolução dos valores aos beneficiários. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assegurou que os ressarcimentos serão feitos, mas reconheceu que os detalhes operacionais ainda estão sendo definidos. “Essas pessoas foram lesadas. Nós vamos encontrar o caminho de reparação”, disse.

      Lula deu carta branca a Gilberto Waller para reformar o INSS e tomar as medidas necessárias para evitar novos casos. A próxima etapa depende agora da análise do Palácio do Planalto e da articulação com os demais órgãos envolvidos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados