window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/brasil/apos-tarifaco-de-trump-jaques-wagner-diz-que-e-natural-brasil-buscar-novas-relacoes-comerciais' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Após tarifaço de Trump, Jaques Wagner diz que é "natural" Brasil buscar novas relações comerciais

      Ainda nesta quarta-feira, Trump apresentou as tarifas globais recíprocas que arão a ser cobradas pelos EUA. Taxas serão de 10% para o Brasil

      Jaques Wagner (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, afirmou nesta quarta-feira (2) ver “com preocupação” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma taxa de 10% sobre a importação de produtos brasileiros. Para o senador, o movimento norte-americano vai contra os princípios do multilateralismo econômico e prejudica “todo o mundo”.

      Mais cedo, em um evento na Casa Branca, o republicano apresentou as tarifas globais recíprocas que arão a ser cobradas pelos EUA. Trump anunciou taxas de 49% para o Camboja, 46% para o Vietnã, 34% para a China, 32% para Taiwan, 31% para a Suíça, 30% para a África do Sul, 26% para a Índia, 25% para a Coreia do Sul, 24% para o Japão, 20% para a União Europeia, 10% para o Brasil e 10% para o Reino Unido.

      “Se um país aumenta as taxas de importação, isso vai recair sobre o consumidor interno. É uma lógica de reversão da globalização, como quem diz “agora, cada qual cuida da sua fronteira”. É uma lógica belicosa”, disse o líder do governo em uma publicação na rede social X.

      Wagner ainda enfatizou que o tarifaço pode impulsionar o Brasil a buscar novas relações comerciais, mencionando o caso do Japão e do Vietnã. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou a ambos os países asiáticos para negociar acordos comerciais e estreitar relações.

      “Se os produtos brasileiros têm dificuldade de entrar nos EUA, é natural a gente abrir outras fronteiras”, escreveu. “Foi o que fizemos agora no Japão e Vietnã, como destaquei hoje no Plenário, ao fazer um balanço da viagem. Há ali a previsão de alguns bilhões de dólares de incremento para o nosso país. E isso não vai acontecer só com o Brasil, mas com qualquer país do mundo.”

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados