BRICS aprova plano de ação climática com foco em prevenção de desastres
Ministros reunidos no Itamaraty firmam compromisso por adaptação climática e desenvolvimento sustentável até 2029
247 - Em reunião realizada nesta sexta-feira (9), no Palácio Itamaraty, em Brasília, os países-membros do BRICS aprovaram uma Declaração Conjunta e um Plano de Trabalho com diretrizes voltadas à prevenção de desastres naturais, adaptação às mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável com justiça social.
O encontro, conduzido pelos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Jader Filho (Cidades), contou com a participação de representantes dos 11 países que compõem o bloco. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para fortalecer a cooperação internacional na gestão de riscos e desastres, com foco na construção de infraestrutura resiliente, aprimoramento de sistemas de alerta precoce e ampliação das capacidades nacionais frente às emergências climáticas.
O ministro Waldez Góes destacou a importância da ação coletiva: “Esse encontro é uma convocação à ação coletiva e solidária”. Já o ministro Jader Filho ressaltou o papel do Brasil na integração de políticas preventivas: “O Brasil tem se dedicado a construir pontes entre prevenção e mitigação”.
A programação do evento incluiu uma visita técnica ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e um workshop temático com autoridades e especialistas internacionais. Ao final da reunião, o Brasil renovou o convite aos países do BRICS para participarem da COP30, que será realizada em novembro, em Belém do Pará.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: