window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/brasil/congresso-vai-cobrar-embaixada-dos-eua-sobre-tratamento-dado-aos-brasileiros-deportados' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Congresso vai cobrar embaixada dos EUA sobre tratamento dado aos brasileiros deportados

      “Nosso papel agora, como representantes do Congresso Nacional, será acolher e garantir o tratamento adequado aos brasileiros", disse Túlio Gadêlha

      Brasileiros deportados pelos Estados Unidos (Foto: Reprodução X / Paulo Pimenta)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O Congresso Nacional decidiu cobrar explicações da embaixada dos Estados Unidos sobre o tratamento dado aos brasileiros deportados do país, segundo a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

      O deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), atual presidente da Comissão sobre Migrações e Refugiados do Congresso, afirmou que tomará providências para garantir o “tratamento adequado” dos brasileiros deportados. Segundo o parlamentar, ele deve acionar a embaixada e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos para tratar do assunto.

      “Nosso papel agora, como representantes do Congresso Nacional, será acolher, garantir o tratamento adequado aos brasileiros, além de cobrar respeito, denunciando e dando visibilidade ao caso em âmbito mundial. Nossas leis não podem ser submissas a essa política autoritária, violenta e intolerante característica da ultradireita”, disse à coluna.

      Na segunda-feira (27), o Itamaraty convocou o encarregado de Negócios da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre o que foi descrito pelo governo brasileiro como "distúrbios" ocorridos durante a deportação dos brasileiros.

      A Polícia Federal no Amazonas iniciou uma investigação sobre supostas agressões contra brasileiros deportados durante um voo que chegou a Manaus na sexta-feira (24). Eles desembarcaram no Brasil algemados, com correntes nos pés, e denunciaram maus-tratos que teriam sofrido dentro da aeronave, incluindo falta de alimentação.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados