Eduardo Leite oficializa filiação ao PSD em São Paulo nesta sexta-feira
Governador do Rio Grande do Sul deixa o PSDB após 24 anos e mira protagonismo nacional nas eleições de 2026
247 - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, formaliza nesta sexta-feira (9) sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), em cerimônia marcada para as 15h na sede nacional da legenda, em São Paulo.
A saída de Leite do PSDB, partido ao qual era filiado há mais de duas décadas, ocorre em meio a um processo de enfraquecimento da sigla, que enfrenta a perda de lideranças e negocia uma fusão com o Podemos.
Em entrevista concedida à Folha de S.Paulo no final de abril, o governador afirmou: "Se o meu movimento for em direção a outro partido, e não à permanência no que vier a ser o PSDB na sua fusão, será por enxergar a oportunidade de não apenas participar, mas também de liderar o projeto [nacional]" .
2026 na mira
A filiação de Leite ao PSD é vista como uma movimentação estratégica com vistas às eleições de 2026. Embora o governador gaúcho seja apontado como possível pré-candidato à Presidência da República, também é cogitada a possibilidade de disputar uma vaga no Senado.
O PSD, por sua vez, já conta com outros nomes de peso, como o governador do Paraná, Ratinho Júnior, que também é cotado para a corrida presidencial.
A mudança de partido de Eduardo Leite segue o movimento de outras lideranças tucanas. Em fevereiro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também deixou o PSDB para se filiar ao PSD.
Com a saída de Leite, o PSDB a a contar com apenas um governador em exercício: Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, que também é especulado como possível dissidente da sigla .
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: