window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/brasil/exoneracao-de-juscelino-filho-e-publicada-no-diario-oficial-da-uniao' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Exoneração de Juscelino Filho é publicada no Diário Oficial da União

      O ministro pediu demissão após ser denunciado pela PGR por desvio de emendas

      Juscelino Filho (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), foi oficialmente exonerado de seu cargo nesta quarta-feira (9), conforme publicado no Diário Oficial da União. A exoneração foi assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que assume a presidência interinamente desde terça-feira, em razão da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Cúpula da Celac em Honduras. 

      A decisão, que foi registrada com a justificativa "a pedido", indica que o próprio Juscelino solicitou sua saída do governo. A decisão foi comunicada ao presidente Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), membro do mesmo partido de Juscelino. Alcolumbre participou de um almoço no qual a legenda selou a decisão do ministro de deixar o cargo.

      A exoneração ocorre em meio a uma denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que investiga possíveis desvios de emendas parlamentares. Juscelino Filho, no entanto, nega qualquer envolvimento em irregularidades. De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente Lula orientou o ministro a deixar o cargo para focar na sua defesa, enquanto o governo busca um novo nome para comandar o Ministério das Comunicações.

      A pasta, que trata de temas cruciais como telecomunicações, radiodifusão e serviços postais, deverá continuar sob o comando do União Brasil, partido ao qual Juscelino pertence. Um dos nomes cotados para assumir a pasta é o deputado federal Pedro Lucas (MA), líder do União Brasil na Câmara dos Deputados. Ele é considerado um forte candidato para a vaga, tendo o apoio da alta cúpula de seu partido. Recentemente, Pedro Lucas fez parte da comitiva do presidente Lula em viagem oficial ao Japão e Vietnã.

      Se confirmada a escolha, o Maranhão manterá um representante à frente das Comunicações, já que Juscelino Filho também é parlamentar licenciado do estado e assumiu o cargo no ministério em janeiro de 2023.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados