window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/brasil/gilmar-mendes-elogia-governo-lula-e-destaca-retorno-a-normalidade-institucional' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Gilmar Mendes elogia governo Lula e destaca retorno à normalidade institucional

      Ministro do STF ressalta medidas que fortaleceram a democracia brasileira

      Gilmar Mendes (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247- Em recente entrevista ao jornal Público, de Portugal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, teceu elogios ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando o retorno à normalidade institucional no Brasil. "O governo Lula tem sido excelente e trouxe o Brasil de volta à normalidade", afirmou Mendes.

      O ministro enfatizou a importância das instituições democráticas na manutenção da estabilidade política do país. "Se hoje o Brasil vive um quadro de relativa normalidade na política, isso se deve a uma série de medidas adotadas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral para coibir abusos, fake news e ataques à democracia", observou Mendes.

      Gilmar Mendes também comentou sobre o papel da Operação Lava Jato no cenário político brasileiro. Ele afirmou que a operação "apoiou a eleição de Jair Bolsonaro", "tentou interferir" no resultado eleitoral e "agiu para perturbar o país" durante a gestão de Michel Temer. 

      "A Lava Jato tinha candidato e tinha programa no processo eleitoral", disse Mendes. "Primeiro a Lava Jato atua na prisão do Lula. Prestes à eleição, a Lava Jato divulga o chamado depoimento ou delação do Palocci, tentando influenciar o processo eleitoral. Depois, o Moro vai para o governo Bolsonaro, portanto eles não só apoiaram como depois am a integrar o governo Bolsonaro", exemplificou o ministro. 

      Gilmar também criticou a decisão de prisão do presidente Lula em 2018, classificando-a como um "ato de despotismo judicial". "Esta foi uma crise embrenhada, mal gerida pelo Supremo", avaliou Mendes na ocasião. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados