window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Paladino', 'page_url': '/brasil/governo-lula-lancara-medidas-para-atrair-pesquisadores-afetados-por-trump-nos-eua' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Governo Lula lançará medidas para atrair pesquisadores afetados por Trump nos EUA

      Iniciativa pretende aproveitar perseguição a cientistas nos EUA para fortalecer produção científica nacional, com foco em vacinas e inovação na saúde

      Lula e Donald Trump (Foto: Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Brendan McDermid)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará nos próximos dias uma série de medidas para atrair pesquisadores e cientistas que estejam sendo impactados pelas ações do governo Donald Trump nos Estados Unidos. A ofensiva brasileira ocorre em meio a uma escalada de ataques do presidente norte-americano contra centros de pesquisa, universidades e projetos científicos.

      Em entrevista ao colunista Jamil Chade, do UOL, neste sábado (24), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o pacote brasileiro será estruturado em três eixos principais:

      1.  Vacinas e tecnologia mRNA: O governo antecipará investimentos em plataformas de pesquisa com foco na tecnologia mRNA – a mesma que foi central no desenvolvimento das vacinas contra a covid-19. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan receberão recursos para expandir laboratórios e atrair especialistas do setor, especialmente os que estão sendo desligados nos EUA após cortes nos centros de pesquisa.
      2.  Facilitação da pesquisa clínica no Brasil: Com a regulamentação do novo marco legal das pesquisas clínicas, sancionado por Lula em 2024, o país busca agilizar e flexibilizar processos de aprovação e execução de estudos científicos. A ideia é criar um ambiente mais atrativo para pesquisadores que buscam estabilidade institucional, apoio financeiro e liberdade acadêmica.
      3.  Novo edital de fomento e cooperação internacional: O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançará um edital específico para brasileiros que queiram retornar ao país ou colaborar à distância. A proposta contempla financiamento, bolsas e parcerias com a indústria farmacêutica nacional.

      De acordo com o ministro, desde 2023, cerca de 2.500 cientistas já aram a utilizar mecanismos criados pelo governo para fomento à pesquisa. A nova medida ampliará esse esforço, com foco específico nos Estados Unidos.

      Trump x Ciência

      Desde que retomou o poder em 2025, Trump suspendeu bilhões de dólares em rees para pesquisas, revogou vistos de cientistas estrangeiros e ou a ameaçar universidades públicas e privadas. Harvard, uma das principais instituições acadêmicas do mundo, teve o credenciamento para estudantes internacionais revogado e entrou na Justiça contra o governo, denunciando retaliações políticas e ataques à liberdade acadêmica.

      Diante desse cenário, a União Europeia lançou recentemente um fundo de 500 milhões de euros para atrair pesquisadores afetados. O Brasil, agora, segue estratégia semelhante.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados