Itamaraty convoca encarregado de negócios da Embaixada dos EUA para esclarecer tratamento dado a deportados
Brasileiros deportados dos Estados Unidos teriam sofrido agressões durante um voo que chegou a Manaus na sexta-feira (24)
247 – A secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, Márcia Loureiro, convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, para uma reunião nesta segunda-feira (27). A informação é do jornal O Globo.
O objetivo do encontro foi esclarecer o tratamento dado aos brasileiros deportados pelo governo dos EUA na última sexta-feira. Na reunião, Loureiro teria enfatizado a posição do Itamaraty, que classificou como inaceitável a maneira como os deportados foram tratados.
Loureiro também abordou o uso de algemas, prática que o Brasil vem questionando desde 2021, pedindo que seja substituída por um tratamento mais respeitoso.
A Polícia Federal no Amazonas iniciou uma investigação sobre supostas agressões contra brasileiros deportados dos Estados Unidos durante um voo que chegou a Manaus na sexta-feira (24). Eles desembarcaram no Brasil algemados, com correntes nos pés, e denunciaram maus-tratos que teriam sofrido dentro da aeronave, incluindo falta de alimentação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: