Janja critica vazamento de falas sobre TikTok em reunião com Xi Jinping: "machismo e misoginia"
“Primeira coisa que eu acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá", afirmou Lula
247 – A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, se manifestou nesta quarta-feira (14) após terem sido vazados trechos de declarações dela durante uma reunião da comitiva brasileira com o presidente chinês Xi Jinping. Em entrevista à CNN, ela afirmou ter sido alvo de machismo e misoginia, tanto por parte da imprensa quanto de quem vazou as informações, distorcendo o episódio.
“Vejo machismo e misoginia da parte de quem presenciou a reunião e reou de maneira distorcida o que aconteceu. E vejo a amplificação da misoginia por parte da imprensa, e me entristece que essa amplificação tenha o engajamento de mulheres”, afirmou a primeira-dama.
De acordo com relatos, Janja pediu a palavra durante o encontro para comentar os efeitos negativos do TikTok, rede social chinesa. A primeira-dama teria argumentado que a plataforma representa um desafio diante da crescente influência da extrema-direita no Brasil, mencionando o papel do algoritmo na disseminação dos conteúdos.
“Primeira coisa que eu acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá. Então, alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu durante o jantar — algo muito, muito confidencial e pessoal”, disse Lula.
Conforme relatado pela CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se mostrou incomodado com o vazamento e teria dado um “puxão de orelha” na comitiva que o acompanhou na reunião. O próprio chefe do Executivo brasileiro teria ainda solicitado a Xi Jinping uma intervenção na plataforma.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: