window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/brasil/lula-inclui-hipolita-jacinta-no-livro-de-herois-e-heroinas-da-patria' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Lula inclui Hipólita Jacinta no livro de Heróis e Heroínas da Pátria

      Ela é considerada a única mulher a participar de forma efetiva da Inconfidência Mineira, primeiro movimento anticolonial ocorrido no Brasil

      Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (Foto: Agência Senado/ Moisés Nazário)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (6), a Lei nº 15.086/25, que inscreve o nome de Hipólita Jacinta Teixeira de Melo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A sanção, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, homenageia e reconhece a contribuição histórica de Hipólita, uma figura fundamental na Conjuração Mineira. A iniciativa teve origem no projeto de lei PL 2285/23, do deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP).

      Hipólita Jacinta foi a única mulher a participar ativamente deste movimento anticolonial, desempenhando um papel essencial na comunicação entre os inconfidentes e oferecendo sua residência para reuniões e encontros do grupo. Ela também se destacou pelo financiamento de diversas ações e pelo seu engajamento político. A força de sua personalidade, sua destreza intelectual e seu destemor são mencionados como aspectos marcantes de sua trajetória, descrita como uma mulher que ousou sair da esfera doméstica e reivindicar um lugar de fala no cenário político de Vila Rica.

      Nascida em 1748 e integrante da elite local, Hipólita casou-se aos 33 anos com Francisco Antônio de Oliveira Lopes, mas o casal não teve filhos. Sua importância no movimento é indiscutível, e ela foi responsável pela redação da carta que alertava sobre a prisão de Tiradentes e orientava os conjurados a iniciarem o levante, entre outros avisos estratégicos. No entanto, após o fim da rebelião, teve seus bens confiscados pelo governo.

      A inscrição de Hipólita no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria se junta a outros nomes históricos como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi o primeiro a ser inscrito em 1989, além de personalidades como Machado de Assis, Luiz Gonzaga, Zumbi dos Palmares e Maria Beatriz Nascimento.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados