window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/brasil/lula-recomenda-muita-prudencia-com-tarifaco-de-trump-diz-haddad' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Lula recomenda "muita prudência" com tarifaço de Trump, diz Haddad

      “Nós temos que aguardar um posicionamento final para saber como proceder", informou o chefe da pasta da Fazenda

      Ministro da Fazenda, Fernando Haddad 18/03/2025 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, afirmou nesta quinta-feira (10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem recomendado cautela diante das tarifas comerciais recíprocas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos. Segundo Haddad, ainda não há uma diretriz clara sobre o novo cenário, já que as taxas vêm sendo alteradas com frequência.

      "Como as coisas mudam a cada 24 horas, não há uma diretriz clara. As pessoas estão com muita insegurança sobre o que está acontecendo com o governo dos Estados Unidos. Não é possível, com estes poucos dias transcorridos, fazer uma avaliação criteriosa", disse Haddad.

      Na quarta-feira ada (2), o presidente norte-americano Donald Trump anunciou tarifas de importação sobre 180 países. Uma semana depois, em um novo revés, o republicano informou, ontem (9), que realizará uma pausa de 90 dias nas taxas recíprocas e reduzirá para 10% as alíquotas de importação impostas aos países, exceto à China.

      "Qualquer coisa que eu falasse aqui, poderia ser desmentida amanhã, a depender dos desdobramentos, do que acontecer. Então o que o presidente [Lula] está recomendando é muita prudência", acrescentou o ministro.

      O chefe da pasta da Fazenda ainda ressaltou que os canais de diálogo entre Brasil e Estados Unidos permanecem abertos, com conversas em andamento, principalmente com autoridades responsáveis pelo comércio exterior norte-americano.

      “Nós temos que aguardar um posicionamento final para saber como proceder. Mas o mais importante é que temos relações históricas de negociação com os Estados Unidos, e estamos na mesa há algumas semanas dialogando. Penso que, em relação ao Brasil, o que aconteceu já faz parte da atuação da boa diplomacia brasileira", concluiu.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados