Mais de 1 milhão de pessoas solicitaram reembolso das fraudes no INSS no segundo dia de operação
Número é mais do que o dobro das contestações registradas no primeiro dia de operação, que totalizaram 473.940 solicitações por meio do aplicativo Meu INSS
247 - Até as 17h desta quinta-feira (15), 1.051.238 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) haviam contestado descontos não autorizados e solicitado o reembolso, segundo dados divulgados pelo INSS. O número é mais do que o dobro das contestações registradas no primeiro dia de operação, que totalizaram 473.940 solicitações via aplicativo Meu INSS.
O serviço de restituição, disponível através do aplicativo Meu INSS, é a primeira etapa do processo de ressarcimento dos descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas. A medida segue uma investigação conduzida pela Polícia Federal e pela Corregedoria-Geral da União, que apurou fraudes envolvendo entidades associativas que realizaram descontos ilegais. Em resposta, o Governo Federal determinou o reembolso integral aos lesados e o bloqueio de bens e contas bancárias das associações envolvidas.
Desde quarta-feira (14), aposentados e pensionistas podem ar o Meu INSS para verificar se os descontos associativos realizados em seus benefícios foram autorizados. O processo é simples: ao ar o aplicativo ou o site, o beneficiário deve clicar na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas” e verificar as informações sobre os descontos. Se o desconto não tiver sido autorizado, basta selecionar a opção “Não autorizei o desconto”. A partir daí, o usuário será informado de que sua contestação foi registrada com sucesso e que as entidades têm até 15 dias úteis para responder.
A resposta à contestação pode ser acompanhada pelos canais oficiais de atendimento do INSS: o Meu INSS (site e aplicativos para iOS ou Android) ou pelo telefone 135. Vale ressaltar que não há prazo limite para solicitar o reembolso, e os beneficiários podem fazer isso no momento mais conveniente.
Balanço da operação até as 17h de quinta-feira:
os ao Meu INSS:
Total de os: 23.543.243
Consulta dos descontos: 4.325.884
Usuários que não possuíam descontos: 1.993.237
Consultas de descontos de entidades associativas:
Total de consultas: 1.069.201
Contestações e pedidos de reembolso: 1.051.238
Descontos autorizados: 17.963
Canais de atendimento:
Meu INSS (app e site): 991.130 (92,7%)
Central 135: 78.071 (7,3%)
Entidades contestadas: 41
Contato e alertas:
Telefone 135: A Central de Atendimento 135 também pode ser utilizada para verificar se o desconto associativo foi autorizado. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, com maior rapidez após as 16h e aos sábados.
Alerta de golpes: O INSS esclarece que não realiza contatos telefônicos, nem envia SMS, e-mails ou mensagens via WhatsApp para informar sobre o reembolso. O único canal oficial é a notificação no aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, o atendimento pode ser feito exclusivamente pelo telefone 135.
Fontes oficiais: É importante que os beneficiários fiquem atentos às fontes oficiais, como o site do INSS (gov.br/inss) e suas redes sociais verificadas. Qualquer contato suspeito deve ser evitado, e nunca se deve fornecer dados pessoais a desconhecidos. Todas as informações sobre o processo de reembolso serão disponibilizadas nos meios oficiais do INSS.
Como ar o aplicativo: O aplicativo Meu INSS pode ser baixado gratuitamente na App Store (iOS) ou Google Play Store (Android). Após o , é necessário criar uma conta com e senha, utilizando o número do F do beneficiário.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: