window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'José Reinaldo', 'page_url': '/brasil/novo-credito-consignado-para-trabalhadores-do-setor-privado-com-carteira-assinada-e-liberado-a-partir-de-hoje' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Novo crédito consignado para trabalhadores do setor privado com carteira assinada é liberado a partir de hoje

      O novo programa beneficiará cerca de 47 milhões de trabalhadores formais

      Crédito ao Trabalhador (Foto: Antonio Cruz/Ag.Brasil)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo federal libera nesta sexta-feira (21) o crédito consignado para trabalhadores do setor privado com carteira assinada, permitindo o uso de até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória como garantia. Segundo informações do G1, apesar da liberação, as normas sobre a utilização do FGTS ainda não foram regulamentadas pelo Conselho Curador, que só deve analisar o tema em 15 de junho.

      O secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena, afirmou que o período sem garantia formal será curto e não deve causar grandes riscos. “Estamos falando de alguém que vai contrair empréstimos dia 21, e tem de ser demitido até 15 de junho. Pode ser demitido antes, pode. O risco que vai ficar para frente vai ser de um mês ou menos que isso”, explicou. 

      A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) destacou que a novidade é positiva para o trabalhador da iniciativa privada, mas prevê um início mais cauteloso enquanto o mercado se adapta às novas regras. "Prevemos que os primeiros dias de operação serão mais modestos, em função de adequação de processos e sistemas", informou a entidade.

      O crédito consignado para celetistas promete reduzir significativamente as taxas de juros, que hoje estão em média em 2,89% ao mês para o setor privado. A expectativa é que, com as garantias do FGTS, o custo do empréstimo caia até 40%, tornando-se mais competitivo em comparação com outras modalidades de crédito. 

      O novo programa beneficiará cerca de 47 milhões de trabalhadores formais, incluindo empregados rurais, domésticos e de microempreendedores individuais (MEI), que até então estavam excluídos dessa modalidade de crédito. Os contratos poderão ser firmados diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados