Tarcísio recua e nega candidatura presidencial em 2026: "não serei, não tenho interesse”
Governador de São Paulo nega articulação para concorrer ao Palácio do Planalto
247 – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou que não será candidato à Presidência da República em 2026. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o aliado de Jair Bolsonaro negou qualquer movimentação em direção ao Palácio do Planalto e rejeitou especulações. "Não serei candidato", afirmou. "Ninguém fala por mim", completou o governador, em resposta a reportagens que indicavam sua disposição de concorrer caso fosse convocado pelo ex-presidente.
A declaração de Tarcísio veio após a divulgação de que ele teria itido a aliados, no último fim de semana, que aceitaria disputar a eleição presidencial se esse fosse o desejo de Bolsonaro. No entanto, ao ser confrontado sobre o assunto, ele desmentiu qualquer articulação. "Não tenho falado com ninguém, não sou candidato, não tenho interesse, e as pessoas próximas devem falar pelos seus próprios interesses. Não serei candidato", reforçou.
Apesar da negativa, fontes do governo paulista e do PL indicam que o governador tem analisado diferentes cenários políticos. Segundo interlocutores, ele ainda prefere disputar a reeleição em São Paulo, onde acredita ter chances mais sólidas de vitória. Essa opção permaneceria no radar mesmo com a queda da popularidade do presidente Lula (PT) e um eventual enfraquecimento da esquerda em 2026.
Uma pesquisa Quaest divulgada no início do mês mostrou que, em uma simulação de segundo turno contra Lula, Tarcísio teria 34% dos votos, contra 43% do atual presidente. A projeção sugere que o governador ainda precisaria ampliar sua base de apoio para se tornar competitivo em uma disputa nacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: