window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/brasil/zanin-marca-data-de-julgamento-da-denuncia-do-chamado-nucleo-2-de-trama-golpista' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Zanin marca data de julgamento da denúncia do chamado "núcleo 2" de trama golpista

      Ministro do STF agendou para 29 de abril o julgamento sobre o recebimento da denúncia contra o segundo dos cinco grupos envolvidos no plano golpista

      Cristiano Zanin (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

      247 - O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para 29 de abril o julgamento sobre o recebimento da denúncia contra um dos núcleos acusados de planejar ações para viabilizar a tentativa de golpe de Estado em 2022. Segundo a Folha de S. Paulo, trata-se do segundo dos cinco grupos denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por participação na articulação golpista após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições.

      Os alvos dessa denúncia são o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, a ex-chefe da inteligência do Ministério da Justiça Marília Ferreira Alencar, o ex-diretor de operações do Ministério da Justiça Fernando de Sousa Oliveira, o general da reserva Mario Fernandes — autor do plano "Punhal Verde e Amarelo" —, além dos ex-assessores de Jair Bolsonaro, Marcelo Costa Câmara e Filipe Martins.

      O julgamento ocorrerá na Primeira Turma do STF. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se na última terça-feira (18) a favor do recebimento da denúncia contra os seis acusados, que já apresentaram defesa prévia. Nesta fase, o Supremo avalia se há elementos formais para transformar os denunciados em réus. Caso a denúncia seja aceita, será aberta ação penal para a instrução do processo.

      Além deste grupo, outros dois núcleos denunciados por participação na trama golpista já têm data para julgamento na Primeira Turma. O núcleo central, que inclui Jair Bolsonaro (PL) e mais sete pessoas, será julgado nos dias 25 e 26 de março. Já o núcleo militar, composto pelo general Estevam Theophilo, dez oficiais e um policial federal, terá sua denúncia analisada em sessão marcada para os dias 8 e 9 de abril.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados