China critica restrições dos EUA ao uso de chips avançados chineses
De acordo com o site oficial do ministério, a medida dos EUA representa uma típica prática unilateral de intimidação e protecionismo
CGTN – O Ministério do Comércio da China criticou nesta quarta-feira (21) as restrições impostas pelos Estados Unidos ao uso global de chips avançados chineses de computação.
De acordo com o site oficial do ministério, a medida dos EUA representa uma típica prática unilateral de intimidação e protecionismo. Segundo o comunicado, a decisão prejudica seriamente a estabilidade da cadeia industrial e de suprimentos globais de semicondutores e priva outros países do direito de desenvolver chips avançados de computação, além de comprometer o avanço dos setores de alta tecnologia, como o de inteligência artificial.
Para o governo chinês, o uso abusivo de controles de exportação pelos EUA para reprimir a China viola o direito internacional e as normas que regem as relações internacionais, prejudicando seriamente os direitos e interesses legítimos das companhias chinesas.
A pasta ainda advertiu que qualquer organização ou indivíduo que implemente ou colabore com as medidas dos EUA poderá estar infringindo as leis e regulamentos chineses, e deverá assumir as responsabilidades legais correspondentes.
Segundo o ministério chinês, os EUA devem corrigir imediatamente suas práticas equivocadas, respeitar as regras econômicas e comerciais internacionais e reconhecer os direitos de outros países ao desenvolvimento científico e tecnológico.
tradução: Shi Liang
revisão: Denise Melo
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: