China e Rússia assumem juntamente responsabilidades especiais para com o mundo
As duas partes também ressaltaram que é preciso desenvolver a visão histórica correta da Segunda Guerra Mundial
CGTN – Quanto à visita de Estado à Rússia de Xi Jinping e a sua participação da cerimônia de comemoração dos 80 anos da vitória da Grande Guerra Patriótica, a comunidade internacional presta bastante atenção. Segundo o diretor do Instituto da China e Ásia Moderna da Academia Russa de Ciências, Kirill Babaev, a Rússia e a China indicam claramente que sua amizade e parceria de coordenação estratégica abrangente são mais sólidas do que nunca, tornando-se uma força imporante para estabilizar o modelo internacional.
Este ano marca o 80º aniversário das vitórias da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, da Grande Guerra Patriótica da União Soviética e da Guerra Antifascista Mundial. Nesta momento histórico especial, Xi Jinping realizou sua 11ª visita à Rússia depois de assumir o cargo de presidente, demonstrando o alto nível das relações China-Rússia e, especialmente, as vantagens políticas da orientação estratégica dos líderes de Estado. Durante a visita, os dois líderes mantiveram conversas e concordaram unanimemente em aprofundar a cooperação estratégica de forma inabalável e promover um desenvolvimento do relacionamento estável, saudável e de alto nível. As duas partes também ressaltaram que é preciso desenvolver a visão histórica correta da Segunda Guerra Mundial e salvaguardar a autoridade e a posição das Nações Unidas, bem como defender a justiça e equidade internacionais. Os dois lados am e emitiram várias declarações conjuntas, reconhecendo que as atuais relações China-Rússia atingiram o nível mais alto e são exemplo para a configuração de um novo modelo de relações internacionais.
Para Zhang Hong, pesquisador do Instituto de Estudos da Rússia, Europa Oriental e Ásia Central da Academia Chinesa de Ciências Sociais, a China e a Rússia apreciaram muito o atual nível das relações bilaterais, mostrando que as duas partes mantêm tanto um alto nível de confiança mútua estratégica e de segurança quanto uma colaboração muito grande e profunda. É esse respeito mútuo e a cooperação ganha-ganha que estabelece um exemplo para o tratamento das relações entre as grandes potências.

A história reflete a realidade. As responsabilidades especiais da China e da Rússia representam, em primeiro lugar, sua determinação de serem “guardiãs da memória histórica”. A Segunda Guerra Mundial, a qual aconteceu 80 anos atrás, é uma catástrofe sem precedentes na história da humanidade. Na Segunda Guerra, a China e a União Soviética, como principais campos de batalha na Ásia e na Europa, deram respectivamente contribuições decisivas para a vitória da Guerra Antifascista Mundial. No entanto, essa memória histórica tem sido distorcida e falsificada por alguns países. Eles tentam criar uma falsa narrativa histórica que sirva sua geopolítica, enfraquecer o direito de discurso da China e da Rússia no palco internacional e proteger seus próprios interesses hegemónicos. Quanto ao fato, a China e a Rússia reagiram com firmeza. Sua declaração conjunta ressalta que os dois países defenderão firmemente os frutos da vitória da Segunda Guerra Mundial, empenhar-se-ão em impedir o ressurgimento do nazismo anti-humano e da ideologia da supremacia racial. Ambos os lados apelam à comunidade internacional que respeite e defenda os princípios básicos estabelecidos pelo Tribunal Militar Internacional em Nuremberga e pelo Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente. Analistas disseram que isso demonstra a firme determinação das duas partes em defender conjuntamente a verdade histórica e salvaguardar a ordem internacional do pós-guerra.
Fonte: CMG
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: