window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/china/dados-economicos-de-abril-mostram-a-forte-resiliencia-da-economia-chinesa' });
TV 247 logo
      HOME > China

      Dados econômicos de abril mostram a forte resiliência da economia chinesa

      Ao mesmo tempo, o índice de produção da indústria de serviços contou com um crescimento homólogo de 6%

      (Foto: CGTN)

      CGTN – Uma autoridade chinesa divulgou nesta segunda-feira (19) as estatísticas sobre a economia do país em abril, segundo as quais o valor agregado de indústrias acima da dimensão designada aumentou 6,1% em comparação com o mesmo período do ano ado.

      Ao mesmo tempo, o índice de produção da indústria de serviços contou com um crescimento homólogo de 6% e o valor total das vendas no varejo de bens de consumo do país ultraou 3,7 trilhões de yuans, aumentando 5,1% em relação ao de abril de 2024.

      Além disso, de janeiro a abril, as exportações de mercadorias da China aumentaram 7,5% em relação à mesma época do ano anterior. E pela primeira vez, tanto a produção como as vendas de automóveis da China ultraaram a cifra de 10 milhões de unidades, das quais as exportações da BYD aumentaram 110% em comparação com o ano ado.

      Estes resultados positivos foram alcançados sob o contexto da guerra tarifária desencadeada pelos Estados Unidos, por isso, são muito valiosos. Os veículos de imprensa internacionais também não pouparam seus elogios sobre a resiliência e a estabilidade da economia chinesa.

      Afetado pela guerra tarifária e outros fatores, a Organização das Nações Unidas divulgou recentemente um relatório apontando que o crescimento econômico global deve desacelerar para 2,4% em 2025, 0,4 ponto percentual abaixo da previsão de janeiro. Em contraste, instituições internacionais como Goldman Sachs, ING Group e UBS aumentaram suas previsões para o crescimento econômico da China em 2025. Muitos responsáveis de empresas multinacionais acreditam que a China se tornou sinônimo de "certeza".

      Primeiro, a China possui um enorme mercado. Sob o impulso de uma série de políticas, o valor total do varejo de bens de consumo do país aumentou homologamente 4,7% nos primeiros quatro meses.

      Segundo, a inovação traz mais forças motrizes para o desenvolvimento econômico. Em abril, os valores agregados da indústria de fabricação de equipamentos e da indústria de manufatura de alta tecnologia da China foram respectivamente 3,7 e 3,9 pontos percentuais mais rápido do que o de todas as indústrias acima do tamanho designado, refletindo o crescimento da nova produtividade de qualidade da China. Atualmente, a China possui mais pessoas em pesquisa e desenvolvimento no mundo e é o segundo maior investidor do planeta em P&D.

      Terceiro, a China amplia continuamente sua abertura, criando um destino de investimento ideal, seguro e promissor para as empresas estrangeiras.

      Enfim, como disse o presidente chinês Xi Jinping: “Acreditar na China é acreditar no amanhã e investir na China é investir no futuro”.

      Fonte: CMG

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247