window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/china/xi-jinping-e-miguel-diaz-canel-se-reunem-em-moscou-atualizada' });
TV 247 logo
      HOME > China

      Xi Jinping e Miguel Díaz-Canel se reúnem em Moscou (atualizada)

      Xi Jinping ressaltou que este ano marca o 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Cuba

      (Foto: CGTN)

      CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu, na tarde desta sexta-feira (9), com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez. O encontro foi em Moscou, durante as comemorações do 80º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica da União Soviética.

      Xi Jinping ressaltou que este ano marca o 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Cuba. A parte chinesa está disposta a fortalecer a sólida amizade, construir uma comunidade de futuro compartilhado ainda mais estreita e estabelecer um modelo de solidariedade e cooperação entre países socialistas e um exemplo de assistência mútua sincera entre países em desenvolvimento. O líder chinês afirmou que a China apoia firmemente Cuba na defesa de sua soberania, na luta contra a interferência externa, contra o bloqueio, bem como em seu desenvolvimento econômico e social. Como membros importantes do Sul Global, China e Cuba devem reforçar a coordenação e cooperação em marcos como o BRICS e o Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), opondo-se à política de poder e à intimidação unilateral e defendendo a justiça e a equidade internacionais.

      Xi Jinping e Miguel Díaz-Canel se reúnem em Moscou (atualizada)

      Por sua vez, Díaz-Canel afirmou que os dois países são amigos e irmãos íntimos. Ele agradeceu o apoio consistente da China ao desenvolvimento econômico e social cubano. Reiterou que Cuba adere ao princípio de Uma Só China e deseja aprofundar a cooperação mutuamente benéfica com o país asiático, promovendo os intercâmbios entre os povos, bem como fortalecendo a coordenação em assuntos regionais e internacionais. Cuba está disposta a trabalhar com a China na oposição ao unilateralismo e ao protecionismo e na defesa dos interesses comuns da comunidade internacional.

      Tradução: Zhao Yan

      Revisão: Fabiano Bomfim 

      Fonte: CMG

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247