window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/cultura/ainda-estou-aqui-vence-o-oscar-e-fernanda-montenegro-celebra-conquista-com-mensagem-a-lazaro-ramos' });
TV 247 logo
      HOME > Cultura

      "Ainda estou aqui" vence o Oscar e Fernanda Montenegro celebra conquista com mensagem a Lázaro Ramos

      Atriz, mãe de Fernanda Torres, exaltou o filme e a importância para a cultura brasileira

      Fernanda Torres (à esq.) e Fernanda Montenegro (Foto: Divulgação)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Na noite deste domingo (2), pouco antes da histórica vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar, o ator Lázaro Ramos compartilhou um áudio emocionante recebido de Fernanda Montenegro. O artista havia enviado à veterana atriz uma foto vestindo uma camiseta que, na frente, estampava um retrato de Fernanda Torres durante a campanha pelo Oscar e, nas costas, uma imagem da própria Fernanda Montenegro na cerimônia de 1999, quando foi indicada por Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles.

      A resposta de Fernanda, segundo o jornal O Globo, veio em um áudio carregado de emoção, no qual exaltou a contribuição do filme e a importância do ofício dos atores para a cultura brasileira. Antes disso, porém, fez questão de elogiar Lázaro e a filha, Fernanda Torres, que disputou o Oscar na categoria de Melhor Atriz. “Lindos! Vocês estão lindos! Você é um homem lindo. A Nanda é lindíssima. Nela mesma, como pessoa, e quando ela faz personagens”, declarou Montenegro.

      A atriz seguiu enaltecendo a atuação de Fernanda Torres e a relevância da premiação: “É um trabalho extraordinário que ela está trazendo para esse prêmio. Eu acho que ela foi lá só pegá-lo, porque ganhar, já ganhou. Mas tem que ir lá pegá-lo, entendeu? Não tem saída”, afirmou, celebrando o reconhecimento internacional da produção.

      Em sua mensagem, Fernanda também destacou o impacto cultural do longa ao afirma considerar “ impressionante o momento em que um filme atravessa a Linha do Equador”. “Ainda estou aqui propôs uma visão de país que foi para as ruas. É um momento onde a cultura criativa, artística, é o país. É o país. Quer na glória ou quer na reivindicação de uma existência humanizada”.

      A atriz ainda fez uma reflexão sobre o papel dos artistas na construção da identidade cultural do Brasil. “Isso é a nossa arte, Lázaro! É a nossa vocação. Somos atores, somos instrumentos de uma realização artística”, afirmou. “Na nossa condição social carente, sempre batendo bumbo para dizer: ‘Gente, vamos salvar o nosso país?’”, concluiu, encerrando sua mensagem com um emocionado “Deus te abençoe”.

      Pouco depois, “Ainda Estou Aqui” fez história ao se tornar o primeiro filme brasileiro a vencer um Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa, que narra a luta de Eunice Paiva por justiça após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar, concorria ainda a outras duas estatuetas: Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres. A brasileira, no entanto, acabou perdendo o prêmio para Mikey Madison, protagonista de Anora, longa que levou a estatueta de Melhor Filme.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados