BNDES lança edital com Consórcio Viva Pequena África para apoiar cultura afro-brasileira no Rio
Iniciativa selecionará projetos voltados à memória e herança africana na Zona Portuária do Rio; lançamento será no Cais do Valongo, no dia 5 de maio
247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Consórcio Viva Pequena África, lança na próxima segunda-feira (5) o primeiro edital da iniciativa Viva Pequena África, voltado à seleção de projetos culturais que valorizem a herança africana na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A informação é da Agência BNDES de Notícias. O evento de lançamento está marcado para as 11h, no Armazém Docas Dom Pedro II/André Rebouças, nas proximidades do Cais do Valongo, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial por ser o principal ponto de chegada de africanos escravizados nas Américas.
A iniciativa une o BNDES ao Consórcio Viva Pequena África, formado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), pela Feira Preta e pela plataforma Diaspora.Black. O objetivo é fortalecer expressões culturais, instituições e lideranças negras no território conhecido como Pequena África, onde se concentram marcos históricos da presença africana e afro-brasileira no país.
Além do banco de fomento e dos representantes do consórcio, o lançamento contará com a presença de membros da Fundação Cultural Palmares, do Comitê Gestor do Cais do Valongo e de organizações doadoras, como Open Society Foundations, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga e Fundação Itaú.
O edital é parte de uma ação mais ampla conduzida pelo BNDES: a Iniciativa Valongo. Esse plano é coordenado em conjunto com os ministérios da Cultura e da Igualdade Racial e prevê a criação do Distrito Cultural da Pequena África. A proposta inclui ainda a estruturação de modelos de sustentabilidade econômica para o território, o restauro de patrimônios, a implantação de novos equipamentos culturais e intervenções urbanas.
O Viva Pequena África é mais um o para consolidar políticas públicas de valorização da memória da população negra no Brasil, com foco em reparação histórica e incentivo à produção cultural.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: