window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/cultura/lula-lamenta-morte-do-escritor-affonso-romano' });
TV 247 logo
      HOME > Cultura

      Lula lamenta morte do escritor Affonso Romano

      Romano morreu nesta terça, no Rio de Janeiro

      Affonso Romano (Foto: Divulgação)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do escritor mineiro Affonso Romano, que ocorreu nesta terça-feira (4), no Rio de Janeiro. Romano tinha 87 anos e sofria de Alzheimer desde 2017. Nascido em Belo Horizonte, ele deixou mais de 60 obras em seis décadas de produção.

      Lula destacou a trajetória do escritor e seu legado para a literatura brasileira. “Com tristeza e pesar, recebi a notícia da morte do escritor mineiro Affonso Romano de Sant'anna. Com mais de 60 obras produzidas, Affonso contribuiu intensamente para a promoção da cultura brasileira. Dirigiu o departamento de letras da PUC-Rio, atuou como crítico literário e cronista”, diz nota publicada pelo Palácio do Planalto.

      “Como gestor público, presidiu a Fundação Biblioteca Nacional, entre 1990 e 1996. Durante este período, foi responsável por importantes ações de incentivo à leitura. Entre elas estão a criação do Sistema Nacional de Bibliotecas e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura, em vigor até hoje. Meus sentimentos aos familiares, amigos e iradores de Affonso Romano de Sant'anna”, concluiu Lula.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados