Marcelo Rubens Paiva e Juliana Dal Piva são os convidados do Clube de Leitura no CCBB, com Ainda Estou Aqui e Crimes sem Castigo
Um dos objetivos de um Clube de Leitura é incentivar a leitura de livros que conectem o público e sensibilizem sobre a realidade do país e do mundo
Por Denise Assis (247) - A presença do escritor, dramaturgo e jornalista Marcelo Rubens Paiva, autor do internacionalmente famoso Ainda Estou Aqui, e da colunista, repórter, escritora e apresentadora Juliana Dal Piva, autora de Crime sem Castigo: Como os Militares Mataram Rubens Paiva, leva para a edição de maio do Clube de Leitura CCBB 2025 a discussão sobre literatura e testemunho histórico da vida nacional. O encontro acontece no dia 14 de maio, às 17h30, no mês seguinte ao sucesso da ida de Ney Matogrosso ao evento, que lotou o CCBB RJ.
Ainda Estou Aqui foi lançado em 2015, venceu, entre outros prêmios, o Jabuti e o Shell, e caiu nas graças do grande público mais recentemente pelo filme homônimo do diretor Walter Salles. Para a curadora e mediadora do Clube de Leitura, Suzana Vargas, nossa história recente “nunca esteve tão bem retratada como nessa espécie de crônica íntima e testemunhal”. Já a jornalista Juliana Dal Piva, diz Suzana, nos mostra um retrato fartamente documental desse “crime sem castigo” cometido contra o pai de Marcelo, o deputado Rubens Paiva.
“Creio que o entrecruzar de gêneros literários distintos (memórias e textos documentais), nos quais o mesmo fato possui abordagens subjetivas e objetivas, pode lançar luz sobre nosso tempo presente. Busca-se, de fato, aguçar nossa percepção um tanto embaçada (por muitos) sobre o que, de verdade, significa vivermos em um país democrático, com liberdade de expressão”, reforça Suzana Vargas, que, este ano, também tem a proposta de pensar as diversas conexões que a literatura faz com todas as artes, entre elas o cinema.
Juliana Dal Piva lembra como a literatura tem o poder de emocionar e aproximar as pessoas de uma violência que pode parecer longe, mas, pelo contrário, pode estar próxima. “É impossível não se colocar no lugar da família Paiva e imaginar o que é ter a vida transformada pela perda de um familiar em meio a uma violenta ditadura. O livro e o filme do Marcelo trazem para o público esse sentimento, a empatia com essa família, e deixam a brutalidade da ditadura bastante compreensível. O meu trabalho é a investigação do caso, acredito que me somo nesse sentido, na busca por justiça”, conta a autora de Crimes sem Castigo, que se diz muito honrada de participar com Marcelo do Clube.
Um dos objetivos de um Clube de Leitura é incentivar a leitura de livros que conectem o público e sensibilizem sobre a realidade do país e do mundo. As obras de ambos os autores do Clube de maio do CCBB têm esse potencial que, colocado em discussão, traz à tona um presente muitas vezes turvado pela desinformação.
Marcelo fará sua participação on-line, em tempo real, e dividirá o debate com os mediadores Suzana Vargas e Rámon Nunes Mello, além de Juliana Dal Piva. O encontro acontece na quarta-feira, dia 14 de maio de 2025, a partir das 17h30, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). A entrada é gratuita e os ingressos ficam disponíveis a partir das 9h da manhã do dia do evento.
Com mediação de Suzana Vargas, também curadora do evento, e do poeta Rámon Nunes Mello, a edição de 2025 do Clube de Leitura CCBB pretende trabalhar as relações da literatura com as outras artes: música, teatro, cinema. O objetivo, segundo Suzana, é levar o público leitor a perceber como a palavra rege quaisquer manifestações artísticas.
Crime sem Castigo: Como os Militares Mataram Rubens Paiva — A inédita abertura de um processo por homicídio e ocultação de cadáver do ex-deputado federal Rubens Paiva, em 26 de maio de 2014, trilhou um novo caminho no Judiciário brasileiro para a impunidade contra os crimes cometidos por militares durante a ditadura iniciada em 1964. Foi a primeira vez que um juiz instaurou uma ação para punir criminalmente um assassinato cometido naquele período.
No Brasil, depois da Lei de Anistia de 1979, uma interpretação bastante estrita dessa legislação impediu, durante décadas, que investigações sobre casos de mortos e desaparecidos fossem feitas pelas autoridades constituídas após a Constituição de 1988. Como bem mostrou o filme Ainda Estou Aqui, o engenheiro e ex-deputado federal Rubens Paiva foi levado de sua casa no Rio de Janeiro por um grupo de militares sob os olhos apreensivos de sua família, em 20 de janeiro de 1971. Nunca mais voltou. Descobrir o que ocorreu com ele depois disso tornou-se uma missão para sua família. Em especial, para sua mulher, Eunice Paiva.
Sobre os convidados:
Marcelo Rubens Paiva é escritor, dramaturgo e roteirista. Autor de uma extensa lista de romances, além de peças teatrais e roteiros para o cinema e a TV, recebeu prêmios importantes, como Jabuti, Prêmio Shell, Moinho Santista e da Academia Brasileira de Letras. Suas obras foram adaptadas para o cinema, teatro e séries de TV, e traduzidas para o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e tcheco. É autor, entre outros, dos romances Feliz Ano Velho (1982) — com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos —, Blecaute (1986), Ainda Estou Aqui (2015), Meninos em Fúria (2016), em parceria com Clemente Tadeu Nascimento, e Do Começo ao Fim (2022). Em 2024, Ainda Estou Aqui ganhou adaptação para o cinema, com direção de Walter Salles, e foi vencedor do prêmio de melhor roteiro na 81ª edição do Festival de Veneza. É pai de Joaquim e Sebastião, e vive em São Paulo.
Juliana Dal Piva é jornalista formada pela UFSC, com mestrado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (DOC) da FGV-Rio. Atualmente, é repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (CLIP) e colunista do ICL Notícias. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. Venceu diversos prêmios de jornalismo. Entre eles, o prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Apresentadora do podcast A Vida Secreta do Jair e autora dos livros O Negócio do Jair: A História Proibida do Clã Bolsonaro, best-seller em 2022 e finalista do Prêmio Jabuti de 2023, e, ainda, de Crime sem Castigo: Como os Militares Mataram Rubens Paiva, da editora Matrix, de 2025, também na lista de livros mais vendidos da revista Veja.
Serviço:
Clube de Leitura CCBB 2025 – Marcelo Rubens Paiva (participação online) e Juliana Dal Piva
14 de maio de 2025 – Às 17h30 – Evento gratuito – Classificação indicativa: livre
Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.
Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro – Biblioteca Banco do Brasil – 5º andar
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: