Argélia se torna oficialmente membro do Novo Banco de Desenvolvimento
A presidenta do NDB, Dilma Rousseff, celebrou a adesão da Argélia destacando sua importância geoeconômica
247 – A Argélia tornou-se oficialmente, no último dia 19 de maio de 2025, o mais novo país-membro do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês). A informação foi divulgada pelo próprio banco em seu site institucional. Com a entrega formal do instrumento de adesão, a nação norte-africana a a integrar a instituição financeira criada em 2015 pelos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com foco no financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países emergentes.
A presidenta do NDB, Dilma Rousseff, celebrou a adesão da Argélia destacando sua importância geoeconômica. “Em nome do Novo Banco de Desenvolvimento, parabenizo sinceramente a Argélia por se juntar ao Banco. A Argélia desempenha um papel importante não apenas na economia do norte da África, mas também em escala global, e definitivamente contribuirá para o fortalecimento da posição do NDB no cenário financeiro mundial”, declarou. Dilma também ressaltou os atributos estratégicos do novo membro: “Rica em recursos naturais, com uma economia dinâmica e posição geográfica estratégica, a Argélia tem imenso potencial de crescimento e desenvolvimento. O NDB está totalmente comprometido em se tornar um parceiro confiável e sólido para a Argélia, apoiando sua agenda de desenvolvimento sustentável”.
A entrada da Argélia também foi saudada pelo ministro das Finanças do país, Abdelkrim Bouzred, que enxerga na adesão uma oportunidade de reforçar a cooperação internacional e diversificar parcerias. “Temos o prazer de anunciar a formalização da adesão da Argélia ao Novo Banco de Desenvolvimento e, assim, nos tornarmos um membro pleno desta prestigiada instituição financeira internacional”, afirmou. Bouzred acrescentou: “Essa adesão é uma prova de nossa crença no papel vital dessa instituição no financiamento do desenvolvimento global e no seu status como ator chave capaz de oferecer soluções alternativas e inovadoras para promover o crescimento e a resiliência das economias de seus países membros”.
Para o ministro argelino, o ingresso no NDB marca o início de uma nova etapa para o país: “Permaneço convencido de que a adesão da Argélia ao NDB criará oportunidades promissoras de colaboração e apoio mútuo”.
A ampliação do quadro de membros faz parte da estratégia do banco para consolidar sua atuação como um provedor de soluções para infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento e economias emergentes. Desde sua fundação, o NDB já aprovou mais de 120 projetos de investimento, somando cerca de 40 bilhões de dólares, em áreas como energia limpa e eficiência energética, infraestrutura de transportes, proteção ambiental, abastecimento de água e saneamento, infraestrutura social e digital.
Com a entrada da Argélia, o banco ganha um aliado estratégico na região do norte da África e reforça sua missão de oferecer alternativas ao sistema financeiro tradicional, promovendo soluções de financiamento voltadas às necessidades e prioridades dos países do Sul Global.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: