window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/economia/discutir-corte-de-tributacao-de-empresas-seria-fantasia-porque-aliquota-efetiva-e-menor-diz-secretario-de-haddad' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Discutir corte de tributação de empresas seria “fantasia” porque alíquota efetiva é menor, diz secretário de Haddad

      “Não adianta a gente querer discutir reduzir a alíquota de pessoa jurídica no Brasil porque a gente vai cair no mundo de fantasia”, disse Marcos Pinto

      Prédio do Ministério da Fazenda em Brasília 14/02/2023 REUTERS/Adriano Machado (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, disse nesta terça-feira que eventual discussão sobre corte de tributação sobre empresas no Brasil significaria “cair no mundo de fantasia”, argumentando que embora a alíquota nominal vigente no país seja alta, os pagamentos efetivos são mais baixos do que em países desenvolvidos.

      Pinto defendeu a proposta de reforma de IR do governo, que não altera a tributação nominal de 34% de IR e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) de empresas, buscando compensar a maior isenção a pessoas físicas com uma taxação de remessas de dividendos ao exterior e uma cobrança mínima sobre pessoas mais ricas.

      “Não adianta a gente querer discutir reduzir a alíquota de pessoa jurídica no Brasil porque a gente vai cair no mundo de fantasia”, disse o secretário em evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

      “Quando a gente vai olhar a realidade do que pagam as empresas, é muito diferente, a alíquota efetiva brasileira está abaixo dos países desenvolvidos”, afirmou.

      De acordo com o secretário, as alíquotas efetivas no Brasil ficam em cerca de 22% para empresas que recolhem tributos no sistema do lucro real, 11% para companhias no regime de lucro presumido e 6% para optantes do Simples.

      No encontro, Pinto voltou a afirmar que a proposta de reter 10% dos dividendos remetidos ao exterior não deve desestimular o investimento estrangeiro no país, citando que a bolsa de valores brasileira não reagiu negativamente ao projeto apresentado pelo governo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados