window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/economia/em-toquio-lula-defende-acordo-comercial-entre-japao-e-mercosul-precisamos-avancar-com-a-parceria-economica' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Em Tóquio, Lula defende acordo comercial entre Japão e Mercosul: "precisamos avançar com a parceria econômica"

      Presidente defendeu o multilateralismo e disse ser "fundamental que parceiros históricos se unam para enfrentar as incertezas e instabilidades da economia"

      Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião bilateral com o Primeiro-Ministro do Japão, Shigeru Ishiba, na sala Kacho-no-Ma, do Palácio Akasaka. Tóquio - Japão. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a de um acordo de parceria econômica entre o Japão e os países do Mercosul — Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai — ao lado do primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, durante participação em um fórum empresarial realizado em Tóquio nesta quarta-feira (26).

      "Em um mundo cada vez mais complexo, é fundamental que parceiros históricos se unam para enfrentar as incertezas e instabilidades da economia global. Estou seguro de que precisamos avançar com a de um acordo de parceria econômica entre Japão e Mercosul", afirmou Lula em seu discurso, de acordo com O Globo.

      Lula também reiterou a defesa do multilateralismo e de um comércio internacional mais justo. "Nós queremos o comércio livre para que possamos definitivamente fazer com que nossos países se estabeleçam no movimento da democracia, no crescimento econômico e na distribuição de riqueza", destacou.

      O presidente também ressaltou a importância da isenção recíproca de visto para negócios e turismo entre Brasil e Japão, chamando a medida de "um o essencial" para fomentar a integração entre as duas nações. Ele ainda lamentou a retração nas relações comerciais entre os países, que aram de US$ 17 bilhões em 2011 para US$ 11 bilhões em 2024.

      A fala do presidente ocorre em um momento em que o Mercosul tenta ampliar sua presença global. Em dezembro de 2023, o bloco sul-americano concluiu um acordo com a União Europeia, após 25 anos de negociações. No entanto, o tratado ainda não entrou em vigor, pois depende da ratificação pelos parlamentos dos países-membros do Mercosul, pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu.

      Após o encerramento do fórum, Lula e Ishiba participaram de uma reunião bilateral reservada, com foco em ampliar a cooperação entre Brasil e Japão em diversas frentes.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados