window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/economia/em-viagem-de-lula-ao-japao-brasil-quer-garantir-missao-para-abrir-mercado-de-carne-bovina' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Em viagem de Lula ao Japão, Brasil quer garantir missão para abrir mercado de carne bovina

      Um dos maiores mercados de importação de carne do mundo, o Japão é hoje fechado ao Brasil, por limitações sanitárias, situação que o governo quer reverter

      Luiz Inácio Lula da Silva - carne (Foto: ABR)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - O governo brasileiro vai aproveitar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão, no final do mês, para pressionar por uma missão sanitária ao país que possa encaminhar a abertura do mercado japonês de carne bovina ao Brasil, disse nesta sexta-feira o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty.

      Um dos maiores mercados de importação de carne do mundo, hoje o Japão é fechado ao Brasil, por limitações sanitárias. Com o avanço da declaração do país como zona livre de febre aftosa sem vacinação, a expectativa do governo e dos produtores brasileiros é de mudar esse quadro.

      "O Brasil vem melhorando sua condição sanitária há muitos anos. Hoje já tem a condição de zona livre de febre aftosa sem vacinação, o que já deveria nos habilitar a ter o ao mercado japonês, mas depende de vários procedimentos, incluindo uma missão sanitária de avaliação de risco", afirmou o embaixador Eduardo Sabóia.

      Não há expectativa de que o presidente saia do Japão com a abertura do mercado, mas a avaliação é que garantir uma missão sanitária já seria um belo resultado.

      "É o que se busca nesse momento para que haja avanço", disse.

      De acordo com dados ados pelo Itamaraty, o mercado de importação de carne bovina no Japão hoje é de 4 bilhões de dólares anuais, a maioria vindo dos Estados Unidos e Austrália. O Brasil, que tem hoje 20% do rebanho do mundo e 25% do mercado mundial, tem zero o ao Japão na carne bovina.

      Na viagem de Lula, o governo brasileiro pretende também conseguir uma maior abertura para o mercado de carne suína. Hoje apenas o Estado de Santa Catarina tem autorização sanitária para exportar para o país. O governo brasileiro pretende conseguir também uma missão sanitária para ampliar os Estados e o número de frigoríficos habilitados.

      O Japão é hoje o segundo parceiro comercial do Brasil na Ásia e o sétimo no mundo, com importações concentradas basicamente em milho, carne de frango in natura, café verde, soja em grãos e farelo de soja, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados