Grande evento discute, em Brasília, o potencial da Margem Equatorial e políticas públicas decorrentes dos royalties; inscreva-se
Seminário ocorrerá no dia 26 de março e terá a presença de autoridades e especialistas no tema que é estratégico para o País
247 – Na manhã do dia 26 de março de 2025, de 8h30 às 13h, o Hotel Royal Tulip, em Brasília, será palco de um importante debate sobre a Margem Equatorial, região considerada estratégica para o futuro do Brasil no setor de petróleo e gás. O evento organizado pelo Brasil 247, pela TV 247 e pela Agenda do Poder reunirá autoridades políticas, especialistas em energia, representantes da indústria e líderes ambientais para discutir os desafios e oportunidades relacionados à exploração de petróleo na região.
A Margem Equatorial, frequentemente chamada de “novo pré-sal”, tem despertado grande interesse devido ao seu potencial de reservas, estimadas em 10 bilhões de barris de petróleo, segundo o Ministério de Minas e Energia. A exploração dessa área pode gerar investimentos da ordem de R$ 280 bilhões e criar cerca de 350 mil empregos, além de contribuir de forma significativa para a arrecadação de royalties, que podem superar R$ 1 trilhão e contribuir para a implementação de políticas públicas de impacto na área social.
Inscreva-se neste link para participar do evento
O encontro contará com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que falará sobre a importância da Margem Equatorial para a segurança energética nacional. O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo Lula, abordará o impacto do tema para o país e para o estado do Amapá. O governador Clécio Luís, discutirá o potencial transformador da Margem Equatorial para a economia local. A secretária de Meio Ambiente do estado, Taísa Mendonça, falará sobre os cuidados ambientais necessários para a exploração de petróleo na região, enquanto a secretária de Povos Indígenas, Sonia Jeanjacque, abordará os impactos da atividade petrolífera nas comunidades indígenas.
Em outro , serão discutidas as possibilidades de uso dos royalties do petróleo para o desenvolvimento de políticas públicas municipais. O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, compartilhará a experiência de sua cidade com os recursos provenientes do petróleo. Além dele, representantes do setor de óleo e gás avaliarão as projeções econômicas associadas à Margem Equatorial, bem como sua importância para a segurança energética do país. O presidente do Clube de Engenharia do Brasil, Francis Bogossian, discutirá como conciliar exploração petrolífera e sustentabilidade, enquanto o coordenador da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, abordará as consequências para os trabalhadores do setor.
Inscreva-se neste link para participar do evento
No encerramento do evento, Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), falará sobre os impactos da Margem Equatorial para a indústria e a soberania nacional. O ministro Waldez de Góes, que já governou o Amapá durante vários mandatos, também será um dos palestrantes do evento, aborando o potencial transformador para a economia da Região Norte.
O evento será transmitido ao vivo pela TV 247 e contará com a cobertura de veículos especializados. A Agenda do Poder está entre os parceiros na divulgação, reforçando a amplitude do debate sobre a Margem Equatorial, considerada uma nova fronteira para o Brasil no setor de petróleo e gás.
A iniciativa busca colocar em pauta um tema vital para o desenvolvimento nacional, sobretudo para as regiões Norte e Nordeste, que podem se beneficiar de investimentos e geração de empregos. Ao mesmo tempo, a preocupação com o meio ambiente e as comunidades locais permanece como um dos principais desafios a serem enfrentados pelos órgãos governamentais, pela indústria e pela sociedade civil organizada durante esse processo de expansão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: